Facepe lança edital de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA)
Programa fortalece o ensino superior em Pernambuco e apoia estudantes da rede pública no início da vida universitária
A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), lançou, nesta sexta-feira (5/12), o Edital 40/2025 – Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA). A iniciativa tem como propósito fortalecer o ensino superior no estado, ampliando as oportunidades para estudantes que ingressaram recentemente nas Instituições Públicas de Ensino Superior (IES).
O programa é voltado para alunos oriundos da rede pública que apresentaram bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que se destacaram em atividades acadêmicas, como ensino, pesquisa e extensão. O objetivo central é reduzir a evasão no primeiro ano do curso, garantindo apoio financeiro fundamental para que esses estudantes tenham melhores condições de permanência e desenvolvimento acadêmico.
O encaminhamento das propostas para o primeiro semestre deve ser realizado até o dia 2 de fevereiro de 2026. As propostas devem ser enviadas à Facepe pelo coordenador institucional do Programa BIA/Facepe, designado pelo dirigente máximo da instituição por meio de ofício endereçado à Diretoria Científica da Facepe, contendo o nome completo e o CPF do coordenador. O envio deve ser realizado exclusivamente por meio do Sistema AgilFAP (http://agil.facepe.br/).
As bolsas serão concedidas a partir de projetos institucionais apresentados pelas IES públicas de Pernambuco. Ao todo, serão ofertadas 300 bolsas, distribuídas entre o primeiro e o segundo semestre de 2026, totalizando um investimento de R$ 2.880.000,00. Cada bolsa terá o valor mensal de R$ 800,00.
A iniciativa reforça o compromisso da Facepe com a promoção da educação superior, contribuindo para a formação acadêmica e profissional de jovens pernambucanos.


