Facepe, em parceria com o Confap, abre oportunidades internacionais na segunda edição da Chamada Marie Sklodowska-Curie (MSCA) 2025 do Horizonte Europa

18.08.2025 MARIE CURIE

Chamada apoia intercâmbio internacional de pesquisadores e fomenta a cooperação científica entre Pernambuco e a União Europeia

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), anunciam a abertura da segunda Chamada Confap-Facepe Marie Skłodowska-Curie Intercâmbio de Pessoal 2025 (MSCA-SE 2025).

A iniciativa é fruto da parceria entre o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a União Europeia (UE), no âmbito do programa Horizonte Europa, que é o principal instrumento europeu de fomento à pesquisa e inovação para o período de 2021 a 2027.

As ações Marie Skłodowska-Curie apoiam o desenvolvimento da carreira e a formação de pesquisadores em todas as áreas do conhecimento, com foco na inovação, mobilidade internacional e colaboração intersetorial. O edital busca promover projetos cooperativos entre pesquisadores de Pernambuco e instituições europeias, fortalecendo a ciência e a inovação no Estado.

Podem submeter propostas pesquisadores doutores vinculados formalmente a Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (ICTs-PE), desde que atendam aos critérios de elegibilidade, como vínculo empregatício, currículo atualizado na Plataforma Lattes e capacidade de liderança para coordenação técnica e financeira do projeto.

A verificação da elegibilidade deve ser realizada previamente junto ao e-mail: international@facepe.br.

Após a avaliação de elegibilidade, os coordenadores de Pernambuco deverão registrar suas propostas no sistema AgilFAP https://agil.facepe.br em período posterior ao encerramento da chamada geral do MSCA-SE 2025 do Horizonte Europa, previsto para 8 de outubro de 2025.

A submissão à Facepe deverá conter: indicação clara da vinculação à chamada europeia MSCA-SE; título e acrônimo da proposta submetida à União Europeia, além dos detalhes da instituição coordenadora e dos parceiros do consórcio; justificativa da relevância da participação pernambucana no projeto e cópia integral da proposta submetida ao edital europeu.

A Facepe prevê o aporte de até R$ 100.000,00 para um projeto aprovado, com recursos destinados a passagens, diárias e seguro saúde. O prazo de execução será de até 36 meses, a partir da assinatura do Termo de Outorga.

Quem foi Marrie Curie- Marie Curie (1867-1934), nascida Maria Skłodowska, foi uma cientista polonesa, naturalizada francesa, pioneira nos estudos de radioatividade. Juntamente com seu marido Pierre Curie, descobriu os elementos químicos polônio e rádio, e foi a primeira pessoa a receber dois Prêmios Nobel, um em Física (1903) e outro em Química (1911).

Cronograma:

Encerramento da chamada europeia (MSCA-SE 2025): 8 de outubro de 2025

Resultado previsto pela Agência Executiva de Pesquisa Europeia: março de 2026

Início dos projetos aprovados: setembro de 2026

Mais informações:

Sobre a chamada MSCA-SE 2025: internacional.confap@gmail.com

Sobre as diretrizes da Facepe: international@facepe.br

O edital Facepe – MSCA 2025 está disponível aqui