FACEPE e SECTI promovem Kick-off do edital 25/2024 : Pró-Startups Incubadoras.
A iniciativa marca a etapa de execução dos 10 projetos contemplados que irão impulsionar o desenvolvimento de incubadoras e aceleradoras no estado, essenciais para o funcionamento de um ecossistema de inovação.
A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – FACEPE, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI-PE, promoveu na última terça-feira (25), no Salão Nobre da Fundação, o Kick-off do edital 25/2024 – Pró-Startups Incubadoras, evento que marca o pontapé inicial dos 10 projetos selecionados. A iniciativa reuniu coordenadores dos projetos selecionados, representantes da SECTI /PE, FACEPE, além dos representantes das instituições e empresas de base tecnológica contempladas, que fizeram uma breve apresentação de seus projetos de ambientes de incubação e aceleração de novas startups.
Na ocasião, o participantes também puderam entender melhor o funcionamento do edital em suas diversas etapas, desde a contratação dos serviços, passando pela prestação de contas, até as entregas a serem realizadas, além dos relatórios a serem cadastrados no Ambiente de Gestão de Informação e Logística – AgilFAP da FACEPE. A Fundação apresentou um cronograma de quatro seminários para acompanhamento dos projetos, com o primeiro a ser realizado em setembro.

Participantes apresentaram suas propostas de impulsionamento de startups – Foto: Ricardo Wanderley/Facepe
Segundo o Gestor de Editais e Programas de Inovação da instituição, Claudio Abreu de França, “O Kick-off de qualquer edital da FACEPE tem se mostrado um momento ímpar para garantir a boa execução dos projetos contratados. No edital Pró-Startups Incubadoras, por exemplo, serão 10 projetos que irão impulsionar os negócios inovadores de cerca de 100 startups selecionadas por instituições que são referência em nosso ecossistema de inovação”.

Gestor de Editais e Programas de Inovação da FACEPE, Cláudio Abreu de França, esclarece dúvidas sobre a execução dos projetos. Foto: Ricardo Wanderley/ Facepe
O edital oferece apoio estratégico e operacional a ambientes de incubação e aceleração de empresas, com o objetivo de fortalecer e consolidar startups no estado, promovendo trocas de conhecimento e desenvolvimento de soluções inovadoras, além de iniciativas como as Jornadas de Empreendedorismo Inovador, para startups contratadas. A ação visa promover capacitações, monitorias além de consultoria com especialistas. O valor global do edital é de R$ 2 milhões de reais, oriundos do Fundo Inovar – PE, e os projetos deverão ser executados em até 18 meses.

Diversos representantes de instituições contempladas
puderam detalhar, um pouco mais, suas propostas. Foto: Ricardo Wanderley/Facepe
As incubadoras e aceleradoras são essenciais para o funcionamento do ecossistema de inovação, apoiando startups desde a fase inicial, com infraestrutura e rede de contatos, até a fase de aceleração, com acesso a investimentos e metodologias ágeis para rápida expansão no mercado.