Facepe e Secti-PE lançam edital de bolsas de pós-graduação 2026.1 com incentivo a novos orientadores
Edital 38/2025 reserva cotas para docentes com até oito anos de doutoramento e reforça a importância da atualização cadastral no Agilfap
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), anuncia a publicação do Edital nº 38/2025, referente à concessão de Bolsas de Pós-graduação para o período 2026.1.
A principal novidade desta edição é a reserva de bolsas destinada a jovens orientadores, com até oito anos de conclusão do doutorado. A medida tem o objetivo de fortalecer a inserção de novos pesquisadores no sistema estadual de ciência, tecnologia e inovação, estimulando a formação de novos grupos de pesquisa e o desenvolvimento científico em Pernambuco.
A Facepe reforça que todos os orientadores que submeterem propostas devem garantir que seus cadastros estejam atualizados no sistema Agilfap, incluindo dados de contato e informações que permitam uma avaliação mais completa da produção científica.
Para isso, recomenda-se a inclusão dos seguintes identificadores e perfis acadêmicos: Scopus ID;Web of Science (ResearcherID), Orcid e endereço do perfil no Google Scholar.
Essas informações são essenciais para aprimorar os processos de análise e seleção, assegurando maior transparência e qualidade na concessão das bolsas.
Para acessar o edital completo, clique aqui