Facepe e ANR lançam edital para incentivo a pesquisas em mudanças ambientais e desenvolvimento

07 de março de 2013

Com o objetivo de apoiar estudos sobre os impactos das mudanças ambientais e sua relação com o desenvolvimento econômico e social, a Facepe está lançando, em cooperação com a Agence Nationale de la Recherche (ANR/França), o edital “Mudanças Ambientais e Sociedades – 2013”. A chamada convida estudiosos vinculados a instituições de pesquisa no Estado de Pernambuco e pesquisadores de instituições francesas a apresentarem propostas no tema, até o próximo dia 19 de março.

O Edital de Cooperação Internacional Facepe/ANR (01/2013) é lançado no âmbito dos acordos firmados com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e com a agência francesa. Os acordos, desde 2008, já lançaram cinco chamadas conjuntas de propostas, havendo nesse momento nove projetos de pesquisa cooperativa em andamento, envolvendo equipes de Pernambuco, São Paulo e França.

“A Facepe tem buscado estimular a cooperação entre grupos de pesquisa de Pernambuco com pesquisadores de outros centros, estabelecendo para isso acordos com outras agências de fomento visando o co-financiamento de projetos de pesquisa cooperativa de maior vulto, capazes de realmente ampliar a nossa compreensão e a nossa advertência para as implicações da mudança ambiental, e com isso reforçar nossa capacidade de prever e de prevenir ou enfrentar suas conseqüências”, explica Diogo A. Simões, diretor-presidente da Facepe.

Com o lançamento deste edital, a Facepe pretende contribuir com estratégias de atenuação e adaptação ambiental sustentável, promovendo o aumento dos conhecimentos que possibilitem melhorar a compreensão dos impactos, vulnerabilidades, riscos e oportunidades envolvidos com as mudanças ambientais. Para ser eficiente, tais conhecimentos devem ser desenvolvidos em escalas de tempo e espaço que venham a permitir tomadas efetivas de decisões equitativamente alinhadas com o desenvolvimento econômico e o social. “Juntas, as ciências e as sociedades precisam enfrentar um duplo desafio: lidar com a multiplicidade de alterações ambientais de larga escala que estão em curso, e fazê-lo levando em conta as questões socioeconômicas e éticas identificadas na Agenda 21 para o Desenvolvimento Sustentável”, defende Simões.

Para 2013, os eixos temáticos escolhidos para o edital estão mais amplos que os das chamadas anteriores, enfatizando ao mesmo tempo as questões relacionadas à dinâmica das sociedades humanas e a superação das limitações atuais da ciência ambiental. São quatro eixos: variabilidade climática regional e previsibilidade em escalas mensais/decenais, visando as geociências e incluindo a física e a biogeoquímica; alterações do solo e da água nas escalas regionais, visando as geociências e as ciências da vida; questões de conhecimento em Ciências Humanas e Sociais visando todas as demais disciplinas; e pesquisas para soluções integradas mais eficazes, visando projetos interdisciplinares e as suas implicações. 

As propostas devem ser apresentadas sob a forma de projeto e encaminhadas, via internet, simultaneamente à Facepe (http://agil.facepe.br), pelo coordenador brasileiro, e à ANR (programa “Sociétés & Changements Environnementaux – SOC&ENV” – edição 2013 da ANR: (http://www.agence-nationale-recherche.fr/programmes-de-recherche/appel-detail/societes-changements-climatiques-et-environnementaux-socenv-2013/), pelo coordenador da equipe francesa.

Acesse o edital da Facepe