Facepe divulga resultado preliminar do Edital nº 31/2025 – APQ Pró-Humanidades

Comissão de Especialistas analisou 134 propostas e aprovou 39 projetos em três faixas de financiamento
A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) divulgou o resultado preliminar do Edital nº 31/2025 – APQ Pró-Humanidades. Ao todo, 134 propostas foram analisadas por uma Comissão de Especialistas indicada pela Facepe, composta por doutores externos com reconhecida experiência nas áreas de pesquisa avaliadas.
A reunião virtual de análise das propostas enquadradas nas Faixas A, B e C foi realizada entre os dias 20 e 22 de outubro de 2025, conforme os critérios de avaliação previstos no edital.
Após homologação da Diretoria Executiva, foram aplicadas as regras que garantem a destinação mínima de 30% dos recursos a projetos coordenados por pesquisadores e pesquisadoras vinculados a instituições fora da Região Metropolitana do Recife (RMR). Também foram observadas as possibilidades de realocação de recursos entre regiões e faixas de financiamento, conforme previsto no edital.
Como resultado, 39 projetos foram aprovados: 13 na Faixa A, 14 na Faixa B e 12 na Faixa C. Desses, 24 serão desenvolvidos na RMR e 15 no interior do Estado, o que representa 30,42% dos recursos destinados a instituições fora da Região Metropolitana, conforme detalhado na Tabela 2 (em ordem alfabética).
Os coordenadores e coordenadoras das propostas receberão por e-mail os pareceres que fundamentaram a análise. Proponentes que tiveram projetos não recomendados e desejarem apresentar recurso poderão fazê-lo pelo sistema AgilFAP (http://agil.facepe.br/), utilizando o formulário eletrônico disponível no perfil do coordenador. O prazo para interposição de recurso é de cinco dias corridos, contados a partir da data em que o parecer for disponibilizado.
Em anexo: Resultado preliminar completo


