Facepe anuncia apoio à 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

WhatsApp Image 2025-10-24 at 12.21.10

A iniciativa tem como objetivo apoiar e promover ações de divulgação científica

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) firmou um Acordo de Cooperação Técnica para o financiamento de 21 propostas recomendadas na chamada Pop Ciência CNPq/MCTI nº 11/2025 – 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Das propostas selecionadas, cinco estão recomendadas na Linha B e dezesseis na Linha C, com execução sob responsabilidade da Facepe, em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para a SNCT. O acordo prevê um investimento total de R$ 403.490,00, provenientes do Tesouro Estadual.

A iniciativa tem como objetivo apoiar e promover ações de divulgação científica, como tendas da ciência em praças públicas, dias de portas abertas, palestras, cursos, oficinas, experimentos didáticos, teatro científico, visitas técnicas, debates, distribuição de cartilhas, exibição de vídeos, excursões e produções audiovisuais. As atividades têm foco na cultura oceânica e no enfrentamento das mudanças climáticas, temas centrais da 22ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Promovida pelo MCTI, a 22ª SNCT está sendo realizada de 20 a 26 de outubro de 2025, com o tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. Os coordenadores poderão atualizar os cronogramas de execução das atividades previstas para os meses de outubro, novembro e dezembro de 2025.

Os proponentes recomendados em P002, nas linhas B e C, deverão submeter seus projetos aprovados até o dia 29 de outubro de 2025.

Acesse aqui a lista dos projetos recomendados