Edital Facepe nº 28/2025 apoia criação de instituto de pesquisa para o combate à violência em Pernambuco

IPECTI Combate à Violência

Com investimento de até R$ 4 milhões, iniciativa busca soluções integradas e sustentáveis para enfrentar a violência por meio da ciência, tecnologia e inovação

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), lançou o Edital nº 28/2025, que convida pesquisadores e pesquisadoras vinculados a Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação sediadas no estado (ICTs-PE) a apresentarem propostas para a constituição do Instituto Pernambucano de Ciência, Tecnologia e Inovação (IPECTI): Combate à Violência.

Com valor global estimado em até R$ 4 milhões, o edital tem como objetivo fomentar um projeto de alto impacto científico, tecnológico e social, voltado à prevenção e enfrentamento da violência em suas múltiplas formas. A proposta deve ser desenvolvida por uma rede interinstitucional, formada por ao menos três ICTs-PE, e estruturada com uma Equipe Gestora, Equipe de Pesquisa e Equipe de Apoio.

Ciência aliada à transformação social

A expectativa é que o IPECTI promova pesquisa de ponta, ações de internacionalização, transferência de conhecimento e tecnologia para a sociedade, e contribua diretamente para a efetividade das políticas públicas voltadas à segurança.

Proposta

A Proposta deve fazer referência, no mínimo, três dentre as seguintes áreas:

Área 1 – Combate aos crimes sexuais

Área 2 – Combate ao feminicídio

Área 3 – Combate ao tráfico de drogas

Área 4 – Combate ao crime ambiental

Área 5 – Combate aos crimes contra o patrimônio e falsidade documental

Área 6 – Crimes contra a saúde pública

Condições e cronograma

Disponibilização do formulário eletrônico (AgilFAP): 08/08/2025

Prazo final para submissão das propostas: 01/09/2025

O prazo de execução do projeto é de até 60 meses, com apoio financeiro em rubricas de custeio, capital e bolsas.

Para se habilitar, cada IPECTI deverá contar com:

Coordenação Geral e Vice-Coordenação, com dedicação exclusiva à proposta;

Um Comitê Gestor formado por pelo menos cinco pesquisadores/as de três instituições distintas, com presença de representantes de órgãos governamentais ou organizações da sociedade civil;

Equipes formadas por pesquisadores/as, estudantes e técnicos/as com competências compatíveis com os objetivos do projeto.

A íntegra do edital, com orientações detalhadas e critérios de elegibilidade, está disponível Aqui.