EDITAL FACEPE 02/2011- PIBIC/FACEPE/CNPq – 2011

FACEPE divulga lista dos aprovados no Programa de Bolsas de Iniciação Científica 2011/2012

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, fruto de uma parceria entre a Facepe e o CNPq, aprovou 285 novos bolsistas e renovou a concessão de 75 bolsas para continuação de projetos de pesquisa.

As bolsas de pesquisa são concedidas para o período máximo de 12 meses, e os alunos devem manter uma carga horária de 20 horas semanais de trabalho. O valor mensal é de 360 reais.

Entre os dias 18 e 22 de julho, um comitê avaliador composto por pesquisadores das diversas áreas do conhecimento estiveram analisando os projetos apresentados a FACEPE até o último dia 08 de abril.

O principal objetivo do programa é despertar a vocação nos estudantes para os campos das ciências e das carreiras tecnológicas, incentivando talentos potenciais entre os graduandos, mediante sua participação em projetos de pesquisa.

Foram utilizados vários critérios de julgamento para a aprovação no PIBIC, primeiro, o mérito científico-tecnológico do projeto, levando em consideração a coerência conceitual dos objetivos e metas, a originalidade, a adequação da metodologia, a relevância dos resultados esperados e a viabilidade de execução. Também, o potencial do projeto para gerar produto e criar etapas de aprendizagem (contribuição para o desenvolvimento do Estado e/ou da ciência), o plano de trabalho de cada aluno, a produção científica do orientador nos últimos 05 (cinco) anos e experiência demonstrada no tema. E, claro, o desempenho acadêmico do aluno candidato, avaliado pelo rendimento escolar.

Para a implantação das bolsas, devem ser entregues no Setor de Protocolo da FACEPE os seguintes documentos até o próximo dia 10 de agosto:

a)Carta de anuência assinada pelo representante legal da Instituição/Departamento/Unidade, em
papel timbrado, disponibilizando as necessárias condições de infra-estrutura para a execução do
projeto (vide modelo no Anexo II do Edital);
b) Termo de compromisso entre o orientador e a instituição na qual o projeto será desenvolvido,
apenas para o caso de o orientador não estar vinculado diretamente à mesma;
c) Cópia do CPF do orientador e do candidato à bolsa;
d) Comprovante de matrícula do aluno para o 2º semestre de 2011.

É importante que os estudantes respeitem o prazo para entrega dos documentos para evitar o cancelamento da concessão da bolsa.

Veja a lista na íntegra