Edital estadual investe R$4 milhões para apoiar a criação de um instituto que promova soluções para tornar as cidades inteligentes e resilientes

WhatsApp Image 2024-06-05 at 16.55.49 (1)

Edital, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e a sua Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco, foi lançado nesta quarta (05) durante o Movimento Plantar Juntos, no Museu Cais do Sertão

Para promover a inteligência das cidades pernambucanas através da otimização do desempenho de suas ofertas, somada à necessidade de reconhecer as mudanças climáticas e os impactos que os eventos naturais extremos causam à população, o Governo do Estado investe R$ 4 milhões para apoiar a constituição de um Instituto Pernambucano de Ciência, Tecnologia e Inovação (IPECTI) que promova soluções para tornar as cidades inteligentes e resilientes. O fomento acontece através de edital promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE) e a sua Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe). A publicação foi lançada pela governadora Raquel Lyra nesta quarta-feira (05), durante a programação do Movimento Plantar Juntos, programa estadual de reflorestamento que tem como meta plantar 4 milhões de árvores até 2026. O evento aconteceu no Museu Cais do Sertão, no bairro do Recife.

O IPECTI deverá ser composto por, no mínimo, três instituições de ciência, tecnologia e inovação (ICTs) de Pernambuco. “As instituições trabalharão em conjunto para desenvolver projetos de pesquisa de alto impacto e soluções práticas para os desafios das cidades. Acreditamos que o IPECTI será um importante instrumento para fortalecer o Sistema Estadual de CT&I e para promover o desenvolvimento de cidades mais inteligentes e resilientes em Pernambuco”, afirmou a presidente da Facepe, Fernanda Pimentel.

O edital, disponível no site da Facepe (www.facepe.br), convida pesquisadores vinculados a Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco a submeterem propostas de criação de um equipamento de estímulo à formação de redes que integrem instituições pernambucanas de CT&I. “O objetivo é que o equipamento atue de forma multidisciplinar, promova pesquisa e construa soluções inovadoras que envolvam a transferência de conhecimentos e tecnologias para a sociedade, o setor produtivo e o setor público”, destacou a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro.

As propostas para o edital IPECTI: Cidades Inteligentes e Resilientes podem ser submetidas até o dia 15 de julho, através do Sistema AgilFAP. Outras informações sobre o edital estão disponíveis no edital disponibilizado abaixo.

 

Edital FACEPE 20-2024 – IPECTI Cidades Inteligentes e Resilientes 04-06-