Comunicado: Impactos da crise na FACEPE

Tendo em vista que:
1. O país enfrenta uma profunda crise que vem afetando as finanças públicas nacionais fortemente;
2. Esta crise tem levado a reduções drásticas de liberações de recursos. No caso da FACEPE as parcerias com a CAPES, CNPq e FINEP foram afetadas;
3. Aliado a isso, a crise trouxe forte queda na arrecadação estadual, base de cálculo legal para os repasses do Tesouro Estadual para os Programas de Investimento da FACEPE;
4. Também, deve-se ressaltar que para Pernambuco enfrentar a situação econômica atual, o Governo teve que determinar dois Planos de Contingenciamento, um em maio e outro em agosto.
Com esse quadro, diminuição das contrapartidas federais e contingenciamento dos recursos do Tesouro Estadual, a FACEPE teve uma diminuição real de seu orçamento, para execução em 2015, de aproximadamente 30%.
Cabe salientar que apenas com Bolsas de Mestrado e Doutorado, fundamentais para minorar a crise atual para a nossa Pós-Graduação, temos comprometido 72 % do orçamento efetivo que dispomos.
No sentido de evitar descontinuidades de ações aprovadas e em implementação, face ao exposto, a Diretoria da FACEPE resolve:

1. Não lançar nenhum edital que acarrete em despesas adicionais ainda para 2015;
2. Postergar para início de 2016 as liberações de recursos de projetos aprovados nos Editais APQ- FACEPE ( nº 20/2014) e Multiusuários (nº 22/2014); .
3. Reiterar o compromisso de que TODAS as ações aprovadas serão efetivadas.
Estamos trabalhando para que em breve esta situação seja superada.

Abraham Sicsu
(Presidente da Facepe)
Fátima Cabral
(Diretoria de Inovação)
Paulo Cunha
(Diretoria Científica)