Casarão histórico da FACEPE irá passar por restauração
A publicação do aviso de edital para a 1a. etapa de requalificação do edifício sede da FACEPE tem um prazo previsto de execução das obras de 120 dias.
Brevemente o antigo casarão de número 150, da Rua Benfica, que integra um importante conjunto histórico urbano da cidade do Recife, onde hoje funciona a Fundação de Amparo à Ciência e Pesquisa – FACEPE, passará por processo de conservação e restauro. O Aviso de Edital para a contratação dos serviços referentes a execução da primeira etapa das obras de requalificação do edifício sede da Fundação foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 21. O orçamento voltado para esta etapa inicial é de pouco mais de R$ 400 mil reais.
Com prazo de execução previsto de 120 dias, “a primeira etapa das obras prevê a recuperação e pintura das fachadas, incluindo todos os elementos artísticos que compõem o edifício em estilo eclético, datado do século XIX, conhecido à época como o ‘Solar dos Amorim’ “, explica o Diretor de Gestão da FACEPE, o arquiteto e urbanista Roberto Salomão.
As próximas etapas incluem a instalação de um elevador e a restauração dos demais elementos arquitetônicos como pisos, forros e instalações, que compõem este patrimônio da arquitetura eclética do estado.
O edifício sede da FACEPE já abrigou, na década de 1930, a antiga Escola de Belas Artes, criada nos moldes da Escola Nacional de Belas Artes, sendo extinta em 1976 para, juntamente com a Faculdade de Arquitetura, o Departamento de Letras e o Curso de Biblioteconomia, formar o Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).