Caravana da Inovação permitirá maior integração entre governo e instituições de fomento

Crédito: Aílton Pedroza

Crédito: Aílton Pedroza

Mais de 160 pessoas participaram do seminário de encerramento da Caravana da Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), realizado nesta sexta-feira (02/9), no auditório do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), na Cidade Universitária. Na abertura, a secretária Lúcia Melo, ao fazer um balanço das cinco etapas da Caravana, ressaltou o trabalho integrado com diversas secretarias e instituições que possibilitou “levar ao interior do estado as principais financiadoras de projetos e pesquisas, favorecendo criar a cultura da inovação nas regiões visitadas”.

Lúcia explicou que a sinergia proporcionada pela Caravana da Inovação ajudou na identificação do potencial e captação das tendências e necessidades territoriais. “Pretendemos, a partir das contribuições recebidas nos seminários e atuando de forma conjunta com diversas instituições, levar investimentos ao interior do estado para melhorar a produção de produtos e serviços”, completou.

Nas cinco etapas anteriores, nas cidades de Petrolina, Araripina, Serra Talhada, Garanhuns e Caruaru, a Caravana da Inovação reuniu mais de 400 pessoas. A secretária Lúcia Melo destacou que as propostas sugeridas nos seminários demonstram a vitalidade de nossa economia.

Além de Lúcia Melo, participaram da mesa de abertura da Caravana Jaime Alheiros, secretário-executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC); Carolina Soares, secretária-executiva da Micro e Pequena Empresa (Sempteq); Oswaldo Ramos, presidente do Sebrae; Marcelo Camargo, representando a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP); e Antônio Vaz, presidente do Itep, Instituto de Tecnologia de Pernambuco.

Como marco do encerramento da Caravana da Inovação, a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), vinculada à SECTI, lançou o Edital Projeto Institucional Pesquisador Visitante, com o objetivo de ajudar a participação de pesquisadores doutores das universidades públicas e privadas, sem fins lucrativos, de Pernambuco em projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológicos.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos não reembolsáveis no montante global de até R$ 600 mil em bolsas implementadas pela FACEPE. Cada proposta aprovada poderá obter até cinco Bolsas Pesquisador Visitante (BPV) por um período de 12 meses.

O processo ocorrerá mediante a seleção de propostas institucionais apresentadas pelas instituições públicas estaduais: Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH); Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE); Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (LAFEPE); Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA); e Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP).

Também estiveram presentes ainda no Workshop da Inovação, apresentando suas linhas de financiamento à inovação, representantes das seguintes instituições: Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações; Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE); Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (AGEFEPE); Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE); além do IEL, SENAI e SEBRAE.

Fonte: Secti