Bolsas de pós-graduação (1ª entrada/2012)

Recife, 18/11/2011

A partir de hoje, os programas de pós-graduação das universidades pernambucanas podem submeter projetos de mestrado e doutorado ao Edital 11/2011. Serão aceitas as propostas dos cursos reconhecidos pela CAPES. O prazo para submissão das propostas vai até o próximo dia 07 de dezembro de 2011.

Cada proposta deve conter solicitações de bolsas associadas a projetos específicos de pesquisa com um orientador credenciado ao programa.

Neste edital está prevista a concessão de 220 bolsas de mestrado e 110 de doutorado.

As solicitações devem ser realizadas apenas pelo Coordenador de cada PPG através do formulário eletrônico PBPG (Pedido de Bolsas de Pós-Graduação) disponível em agil.facepe.br/.

Os objetivos da FACEPE são ampliar a formação de recursos humanos qualificados, incentivar o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e estimular o crescimento econômico e a inserção social no estado de Pernambuco.

Sobre as bolsas

As bolsas concedidas deverão ser implementadas a partir de março de 2012 e terão a duração máxima de 24 (vinte e quatro) meses, no caso de mestrado, e de 48 (quarenta e oito) meses, no caso de doutorado e serão encerradas ao final da vigência ou pela titulação do bolsista.

Cada bolsa será concedida para uso exclusivo no projeto de dissertação ou tese aprovado pela FACEPE.

Para os projetos aprovados, a indicação dos bolsistas deve ser feita pelo coordenador do programa em cada curso de cada universidade a partir de 01/03/2012.

O bolsista deve ser aluno regularmente matriculado no PPG e ter ingressado a partir do 1º semestre de 2012; Dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa; Não ser aposentado; Não receber outro tipo de bolsa; E não receber remuneração proveniente de vínculo empregatício ou funcional no período de vigência da bolsa.

Prioridade

Serão prioridade na aprovação de bolsas, novos cursos de pós-graduação, ou seja, iniciados a partir de 2010, mestrado e de 2008, doutorado. Também contarão com apoio diferenciado as pós-graduações em engenharias ou que possuam Minter-Dinter.

São considerados projetos prioritários Projetos em temas estratégicos para o desenvolvimento do estado, ou seja, aqueles diretamente relacionados aos novos empreendimentos estruturadores em implantação no estado, ao desenvolvimento de arranjos produtivos locais (APLs) do estado ou a políticas públicas de impacto social ou ambiental; Projetos que contribuem para a interiorização das atividades de pesquisa; E projetos em parceria com Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) não situadas no interior e sem curso de pós-graduação na área do projeto.

Esclarecimentos e informações adicionais acerca do conteúdo do Edital podem ser obtidos encaminhando mensagem para a Diretoria Científica da FACEPE, no endereço diretoria@facepe.br.

O atendimento a proponentes com dificuldades no preenchimento do Formulário de Propostas online será feito pelo endereço agil@facepe.br ou pelo telefone (81) 3181-4617, de segunda à sexta-feira, no horário das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.

Cronograma

Lançamento do Edital – 18/11/2011

Encaminhamento das propostas (eletrônico) – Até 07/12/2011

Divulgação dos resultados da seleção – 22/12/2011

Implementação das bolsas – A partir de 01/03/2012