Facepe promove integração entre laboratórios e reforça rede de pesquisa em Pernambuco


11.12.2025 ENCONTRO COM LABORATÓRIOS MULTIUSUÁRIOS 5A iniciativa reuniu coordenadores de laboratórios apoiados em dois ciclos de fomento, ampliando o diálogo, o compartilhamento de práticas e o fortalecimento das redes de pesquisa

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) realizou, nesta quinta-feira (11/12), um encontro com representantes de 54 Laboratórios Multiusuários do Estado, contemplados nos Editais 17/2024 e 27/2025. A iniciativa reuniu coordenadores de laboratórios apoiados em dois ciclos de fomento, ampliando o diálogo, o compartilhamento de práticas e o fortalecimento das redes de pesquisa.

Durante o encontro, coordenadores de 21 laboratórios aprovados no Edital 17/2024, destinado ao apoio a Laboratórios Multiusuários e Acervos Científicos, apresentaram vídeos institucionais e compartilharam experiências com os 33 novos aprovados no Edital 27/2025. A troca de vivências destacou desafios, soluções e estratégias para aprimorar a gestão e o uso dos equipamentos multiusuários, contribuindo para uma rede científica mais integrada e eficiente. Os laboratórios são utilizados por uma equipe multidisciplinar formada por professores, pós-doutorandos, doutorandos, mestrandos e estudantes de graduação, que desenvolvem projetos em áreas como qualidade da água, cultivo de organismos aquáticos, petróleo e derivados, biocombustíveis, energias renováveis, meio ambiente, saúde humana, agricultura, pecuária leiteira, indústria de alimentos, saúde pública, entre muitas outras.

A diretora-presidente da Facepe, Fernanda Pimentel, e a diretora Científica, Flávia Lucena Frédou, participaram do evento e reforçaram a importância de garantir diversidade regional e temática entre os projetos contemplados.“Tivemos a preocupação não só com o incentivo para projetos do interior, mas também em contemplar iniciativas de várias regiões e áreas do conhecimento”, ressaltou Fernanda Pimentel.

O encontro também contou com a participação do assessor de Importação da Facepe, Olimpio Gomes do Vale, responsável por orientar pesquisadores de Pernambuco na aquisição de equipamentos e materiais para pesquisa científica. O setor gerencia todo o processo de importação, da cotação à entrega, com base no Manual de Importação da Facepe.

O Edital nº 27/2025, lançado em julho deste ano, conta com investimento total de R$ 14 milhões. A chamada amplia o acesso a estruturas especializadas, estimula o uso compartilhado de equipamentos e fortalece a infraestrutura de pesquisa do estado. O edital busca estimular a melhoria das condições de trabalho em diversas áreas do conhecimento, promover o uso colaborativo de equipamentos e garantir que pesquisadores de diferentes instituições possam acessar estruturas de ponta para o desenvolvimento de pesquisas estratégicas para o Estado.