Facepe participa do lançamento da Agenda Nacional para a Formação de Pessoal de Nível Superior da Capes

lançamento da Agenda da Capes em Brasília

Agenda é fruto de parceria com os estados e levantou  temas estratégicos prioritários nas 27 Unidades da Federação, com o objetivo de orientar a formação e fixação de mestres e doutores e a atração de pós-doutores

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) esteve presente, nesta segunda-feira (17.11), em Brasília, no lançamento da Agenda Nacional para a Formação de Pessoal de Nível Superior. A agenda foi lançada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), e é fruto de parceria com os estados para levantamento dos  levantamento dos temas estratégicos prioritários nas 27 Unidades da Federação, com o objetivo de orientar a formação e fixação de mestres e doutores e a atração de pós-doutores.

O evento, realizado na sede da Capes, contou com a participação do diretor de Inovação da Facepe, Leonardo Ferraz. A presença reafirma o papel ativo da Facepe no fortalecimento das parcerias federais, regionais e estaduais  para qualificação da pós-graduação e atendimento às demandas da sociedade.

O lançamento incluiu, ainda, o início das operações do Observatório da Agenda Nacional de Formação de Pessoal de Nível Superior, que tem por finalidade monitorar a evolução do Sistema Nacional de Pós‑Graduação (SNPG) no atendimento aos temas estratégicos estabelecidos na Agenda.

Leonardo Ferraz integra a Comissão da Agenda Nacional de Formação de Pessoal de Nível Superior como representante da região Nordeste, em nome das nove Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) nordestinas. Essa Comissão foi instituída pela Capes por meio da Portaria n.º 60/2025, com caráter consultivo e deliberativo. O grupo é composto por representantes de três frentes: nove servidores da Capes, quatro membros dos Conselhos Técnico-Científicos da Educação Básica (CTC-EB) e da Educação Superior (CTC-ES), e cinco indicados pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), representando as cinco macrorregiões do País.

Com a Agenda Nacional, a pós-graduação em Pernambuco ganha uma nova dinâmica de articulação entre política pública, formação avançada e demandas regionais. Os mestres, doutores e pós-doutores que atuam nas instituições de ciência, tecnologia e inovação (ICTs) passam a contar com a referência dos temas estratégicos levantados, o que favorece o fortalecimento da pesquisa e das instituições, assim como o desenvolvimento local.

“A Facepe seguirá colaborando ativamente para que as diretrizes definidas pela Agenda sejam implementadas no âmbito estadual, em articulação com a Capes, o Confap, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE) e as demais Fundações de Amparo à Pesquisa”, ressaltou Leonardo Ferraz.

Para mais informações sobre a Agenda Nacional para a Formação de Pessoal de Nível Superior da Capes, acesse https://capes.gov.br/agendanacional