Governo de Pernambuco anuncia abertura das inscrições para a 15ª edição do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero
Inscrições começam na próxima segunda-feira(3) e vai premiar estudantes do 9º ano do ensino fundamental, estudantes e professores do ensino médio ou técnico, além de alunos de graduação e pós-graduação
As inscrições para o Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero – Ano XV começam na próxima segunda-feira (3 de novembro) e seguem até o dia 3 de janeiro de 2026. A iniciativa do Governo de Pernambuco tem como objetivo estimular e fortalecer a produção crítica de conhecimentos sobre as relações de gênero, contribuindo para a promoção dos direitos das mulheres em sua diversidade, por meio da elaboração de textos, pesquisas, estudos e projetos que contemplem as dimensões de classe social, raça, etnia, geração e orientação sexual das mulheres em Pernambuco.
O prêmio é uma ação realizada em parceria entre a Secretaria da Mulher, a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Secretaria de Educação (SEE), a Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).
As informações para participar da premiação estão no Edital Facepe 37/2025 Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero Ano XV. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelos endereços eletrônicos:
https://agil.facepe.br – para a modalidade Artigos Científicos;
https://fru.facepe.br – para as demais modalidades.
Os trabalhos poderão ser apresentados nos formatos de redação, texto literário, artigo científico, relato ou projeto de experiência pedagógica e documentário de curta-metragem, podendo ser escritos em forma de poema, conto ou cordel.
Podem participar estudantes do 9º ano do ensino fundamental, estudantes e professores do ensino médio ou técnico, além de alunos de graduação e pós-graduação.
A partir desta edição, em alinhamento ao Programa PE Acessível, que busca promover a inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) nos programas, projetos e políticas do Governo de Pernambuco, serão reservadas cotas de 20% para PCDs nas categorias Redação e Textos Literários.
Premiação
Estudantes do 9º ano do ensino fundamental: serão premiadas até 8 redações, com 1 notebook para cada candidatura selecionada, sendo 5 concedidos pela SEE e 3 pela SECMULHER.
Estudantes do ensino médio de todas as modalidades: serão premiadas até 13 redações, com 1 notebook para cada candidatura selecionada, sendo 10 concedidos pela SEE e 3 pela SECMULHER.
Estudantes do ensino técnico subsequente: serão premiadas até 13 redações, com 1 notebook para cada candidatura selecionada, sendo 10 concedidos pela SEE e 3 pela SECMULHER.
Instituições participantes do prêmio com o maior número de inscrições aceitas em cada uma das regiões do Estado (Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão) receberão, pela SECMULHER:1 Diploma de Reconhecimento Institucional;1 assinatura da Revista Continente, concedida pela Cepe;2 kits de produtos culturais, concedidos pela Fundarpe/Secult, contendo livros definidos de acordo com o material produzido no ano corrente;1 notebook.
Receberão diploma de reconhecimento institucional os professores e professoras orientadores(as) dos(as) premiados(as). O diploma estará disponível no site da Secretaria da Mulher, por meio do link: https://secretarias.pe.gov.br/secmulher-noticias/.
Acesse o Edital Facepe 37/2025 Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero Ano XV AQUI



