Divulgado o primeiro resultado da chamada MCI – Mobility Confap Italy 2025

14.07.2025 CHAMADAS-CONFAP-MCI-_-1536x864Entre os selecionados está a pesquisadora Rosa Amalia Fireman Dutra, da Universidade de Pernambuco

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) divulgou nesta segunda‑feira (14) o primeiro resultado da Chamada MCI – Mobility Confap Italy 2025, voltada ao apoio à mobilidade de pesquisadores do Brasil para universidades italianas. A chamada, lançada pelo Confap, contou com a adesão de 21 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) do Brasil, entre elas a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).

A pesquisadora Rosa Amalia Fireman Dutra, da Universidade de Pernambuco (UPE), está entre os selecionados com o projeto “Development of organoeletronic nanobiosensors for point‑of‑care diagnosis in healthcare”, a ser desenvolvido em parceria com o Dr. Paolo Bollella, da Università degli Studi di Bari Aldo Moro. O projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento de dispositivos point-of-care para o diagnóstico de doenças de alta morbimortalidade no Brasil.

Parceria

A iniciativa integra o acordo de cooperação assinado em junho de 2023 entre o Confap e a Universidade de Bolonha (Unibo), que atua como secretariado técnico da Rede das Universidades Italianas. A parceria tem por objetivo facilitar e apoiar a colaboração efetiva entre os dois países nas áreas de cooperação científica, tecnológica e de inovação, por meio da mobilidade de pesquisadores de mestrado, doutorado e pós‑doutorado do Brasil para instituições italianas.

A mobilidade acadêmica amplia redes de colaboração e estimula a produção de pesquisas inovadoras, contribuindo diretamente para o avanço da ciência e para a solução de desafios globais.

1º resultado

Ao todo, 55 projetos foram aprovados e receberão fomento das seguintes fundações estaduais de amparo à pesquisa (FAPs): Araucária (Paraná), Facepe (Pernambuco), Fapeg (Goiás), Fapergs (Rio Grande do Sul), Fapes (Espírito Santo), Fapesb (Bahia), Fapesc (Santa Catarina), Fapesq (Paraíba), Funcap (Ceará) e Fundect (Mato Grosso do Sul).

Algumas propostas ainda estão em análise pelas seguintes FAPs: FAPDF (Distrito Federal), Fapema (Maranhão), Fapemat (Mato Grosso), Fapemig (Minas Gerais), Fapepi (Piauí), Faperj (Rio de Janeiro), Fapesp (São Paulo) e Fapespa (Pará). O resultado dessas fundações será divulgado em breve pelo Confap.

O apoio das FAPs aos pesquisadores brasileiros será concedido por meio de bolsas de estudo. Os candidatos aprovados devem consultar as modalidades específicas oferecidas por cada fundação.

Para mais informações, acesse o site do Confap: https://confap.org.br/

Acesse aqui o 1º resultado da Chamada MCI – Mobility Confap Italy 2025.