FACEPE/SECTI ampliam para seis meses o prazo de prorrogação de bolsas de pós em razão de parto, nascimento de filho/a, adoção ou obtenção de guarda judicial para fins de adoção.
A medida possibilita, nos casos previstos, que as bolsas de pós sejam agora prorrogadas por um semestre, estimulando a permanência de bolsistas no desenvolvimento de suas atividades científicas.
A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-PE) anunciam a ampliação do prazo para prorrogações de bolsas de pós-graduação (BPG-Mestrado e BPG-Doutorado), além das de pós-doutorado (BFPs), em razão de parto, nascimento de filho/filha, adoção ou obtenção de guarda judicial para fins de adoção.
Com a ampliação do prazo, a prorrogação solicitada passa a se estender de quatro para seis meses. A medida é um reconhecimento da importância da atenção parental às crianças, incentivando a permanência de bolsistas no desenvolvimento de suas atividades científicas.
A concessão está voltada para bolsas de pós-graduação e pós-doutorado, em consonância com a Lei nº 14.925/2024, que trata de bolsas de estudo com duração mínima de 12 (doze) meses, o que se aplica apenas às referidas modalidades.
Para obtenção do benefício, nos referidos casos, a solicitação de prorrogação deve ser encaminhada à FACEPE por e-mail (fomento@facepe.br) e estar acompanhada de documentação comprobatória.