FACEPE celebra seus 35 anos
O dia 26 de dezembro marca a criação da quinta Fundação de Amparo à Pesquisa mais antiga do Brasil.
Criada pela Lei Estadual 10.401/1989,a partir de um movimento da comunidade científica pernambucana, a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco – FACEPE estabeleceu-se como referência no fomento à pesquisa e à inovação, implementando princípios fundamentais como imparcialidade no atendimento e avaliação baseada no mérito.
Os projetos e bolsas apoiados pela FACEPE estão distribuídos nas diversas áreas do conhecimento e contribuem para o avanço científico e o progresso socioeconômico de Pernambuco. Os atuais eixos de atuação da Facepe abrangem: Promoção da excelência em pesquisa e inovação; Formação, fixação e atração de recursos altamente qualificados; Pesquisa colaborativa; Estímulo à inovação tanto no setor empresarial quanto no governamental, além de Apoio à equidade, diversidade e inclusão.
“A FACEPE é a pedra angular do fomento à pesquisa em Pernambuco. Que venham mais 35 anos e mais homenagens”, ressalta a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Mauricélia Montenegro.
Como a quinta Fundação de Amparo à Pesquisa a ser estabelecida no Brasil e a primeira no Nordeste, a FACEPE se firma como uma referência no apoio à produção científica e à inovação. “Que a FACEPE tenha uma vida longa e seja, cada vez mais, fortalecida em seu compromisso com o avanço da ciência e inovação no nosso Estado”, pontua a diretora presidente, Fernanda Pimentel.