180 trabalhos foram apresentados nesta quinta na 17ª Jornada de Iniciação Científica

Recife, sexta-feira, 14 de junho de 2013

 

Nesta sexta, 14, serão conhecidos os ganhadores do Prêmio Ricardo Ferreira

Por Marcos da Silva

 

Terminaram na tarde desta quinta-feira, 13, penúltimo dia da 17ª Jornada de Iniciação Científica Pibic/Facepe – nas dependências do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária – as apresentações dos 180 projetos de pesquisa de bolsistas e ex-bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).

Na área das ciências da saúde, a estudante de Nutrição da UFPE, de Vitória de Santo Antão, Priscilla Mirella, 22 anos, apresentou, para uma banca de professores e colegas, o resultado de oito meses de pesquisas sobre “Programação nutricional e plasticidade neuronal: efeitos do ambiente enriquecido sobre a expressão de BDNF” (brain deritred neurotrofic factors, em português, fator neurotrófico derivado do cérebro em animais adultos). “O trabalho consiste no estudo de animais submetidos à desnutrição na fase perinatal e depois, a exposição deles no ambiente enriquecido e como esse ambiente influencia nos mecanismos que envolvem a memória tanto de curta quanto de longa duração”, resumiu.

Yeslândia Sampaio, graduanda de Enfermagem na Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), expôs os resultados do “Estado nutricional e condição bucal de gestantes usuárias de serviços públicos de saúde em Petrolina”. “Tive contato com a realidade pré-natal das gestantes de bairros pobres da região, como João de Deus. A maioria dessas mulheres é jovem, com idade entre 14 e 16 anos. Observei que muitas desconhecem o próprio corpo”.

Os nematóides, parasitas que atacam diversas espécies e aterrorizam os agricultores pernambucanos, foram o ponto para o “Levantamento de fitonematóides nos campos de pesquisa da Estação Experimental de Cana-de-açúcar de Carpina”, da aluna de licenciatura em ciências biológicas da UFPE, de Vitória de Santo Antão, Natália Marques, 23. “É muito comum o ataque dos nematóides nas plantações de cana, inhame, café, mamão, quiabo e milho. Quando isso acontece, mais de 50% do plantio é perdido, o que encarece o preço final do produto”, disse Natália.

O orientador de Natália, Romero Marinho Moura, de 71 anos, analisou a pesquisa de sua aluna: “Ela é dedicada e responsável. Envolveu-se muito com o trabalho. Tem muito talento para a pesquisa e deve continuar no sistema. Seu trabalho atingiu os objetivos esperados”, destacou.

Encerramento – Nesta sexta-feira, 14, logo mais às 14h, o professor do Departamento de Tecnologia Rural da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Abelardo Montenegro, ministrará a palestra “Água, saúde e desenvolvimento no meio rural”. Em seguida, às 15h, serão conhecidos os ganhadores do Prêmio Ricardo Ferreira.

Ao todo, 380 trabalhos nas áreas das ciências agrárias, biológicas, da saúde, humanas, exatas, sociais aplicadas, além de linguística, letras, artes e engenharias foram apresentados na 17ª edição da Jornada de Iniciação Científica Pibic / Facepe.

Sobre a Jornada, o diretor científico da Facepe, Arnóbio Gama, falou: “Excelente! Mesmo toda a chuva que caiu no Recife durante esses dias, não atrapalhou o evento. A quantidade de trabalhos apresentados e a participação dos avaliadores foram excelentes”.