Vencedores da 24ª Jornada de Iniciação Científica da Facepe devem ser revelados semana que vem

A cerimônia de premiação da 24ª edição da Jornada de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) está marcada para o próximo dia 15 de dezembro, às 10h, mas a expectativa é de que os vencedores sejam conhecidos já na semana que vem. A série de apresentações dos relatórios dos projetos de pesquisa 2019/2020 terminou na tarde desta quinta-feira (3).

“A maior preocupação era se os alunos teriam infraestrutura para participar. Envolvemos os orientadores de forma a, se preciso, eles forneceriam essa infraestrutura aos seus alunos. A participação dos estudantes foi excelente e a produção apresentada surpreendeu os avaliadores. Foi desafiador, mas gratificante”, destaca a gestora do Programa de Iniciação Científica e Assessora de Comunicação Social da Fundação, Sandra Naoko. Ela conta ainda que o desafio envolveu uma grande equipe de analistas da Facepe que se desdobrou por quase dez, doze horas de trabalho nesses quatro dias para organizar e avaliar os trabalhos.

“Tivemos um cuidado especial para tudo dar certo em virtude de ser esse o evento de acompanhamento de projetos mais antigo realizado pela Fundação.  A pandemia trouxe muitos problemas mas usamos essa adversidade para aprimorar o processo de acompanhamento dos resultados de projetos”, ressaltou o assessor da Diretoria Científica da Facepe, Jayme Ribeiro.

A Facepe recebeu inscrições de mais de 450 trabalhos de 15 instituições de ensino superior de todo o estado. O evento teve como tema “CONSCiência na Pandemia”, mas os trabalhos envolveram todas as áreas do conhecimento como Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas; Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Arte; e Engenharias.

Os dois melhores bolsistas de cada área do conhecimento terão custeados a sua participação em um congresso nacional científico cultural de sua área de trabalho apresentado com direito a passagem aérea, inscrição e diárias. O Prêmio Ricardo Ferreira ao Talento Jovem Cientista foi criado em 1997 e faz uma homenagem a um dos mais importantes cientistas pernambucanos e que mais contribuiu para a ciência brasileira, que faleceu em 2013.