PRORROGADO

18/02/2008

         FACEPE PRORROGA PRAZO PARA RECEBIMENTO DE PROPOSTAS DE BOLSAS DE INCENTIVO ACADÊMICO

As universidades públicas federais e estadual de Pernambuco têm até a próxima segunda-feira (25) para apresentar projetos institucionais a fim de obterem quotas de bolsas na modalidade Incentivo Acadêmico (BIA), cujo objetivo é apoiar os melhores alunos da rede pública de ensino classificados no vestibular das respectivas universidades, incentivando sua adaptação à vida universitária.
São 120 bolsas, distribuídas por quotas às instituições qualificadas, sendo metade delas voltadas para estudantes de cursos de licenciatura, concedidas com recursos da Secretaria de Educação de Pernambuco (Seduc).
A proposta deverá ser encaminhada à Facepe pelo coordenador do Programa BIA de cada instituição, com indicação dos mecanismos para a inserção dos bolsistas em projetos de pesquisa ou extensão da universidade.
A análise e o julgamento das propostas serão realizados por um Comitê Assessor (CA) designado pela Facepe, que observará critérios como o atendimento aos objetivos do Programa BIA, dimensão da contrapartida da instituição proponente, demonstração do potencial de integração do estudante às atividades acadêmicas da instituição, entre outros. 
 
O Programa de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA) foi lançado em 2004 pela Facepe, em parceria com a Seduc, as Universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco (UFPE e UFRPE) e a Universidade de Pernambuco (UPE), na tentativa de evitar que, por carência de recursos financeiros, alunos egressos da rede pública de ensino classificados nos vestibulares federais e estaduais, abandonem os cursos ainda no primeiro ano de estudo. Os estudantes selecionados recebem, pelo período de até um ano, uma bolsa no valor de R$ 180,00, sob a orientação tutorial de professores da instituição conveniada.
Confira