Pesquisador Rafael França faz palestra de encerramento da 20ª Jornada de Iniciação Científica da FACEPE

rafaelfranca

Com o tema “Arboviroses: avanços e desafios”, o pesquisador do Centro Aggeu Magalhães (CPqAM), Rafael França, encerrou, na tarde desta sexta-feira (17), na sede da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), a 20ª Jornada de Iniciação Científica. A Jornada iniciou na última terça-feira (14) e em três dias recebeu a apresentação de 500 trabalhos desenvolvidos por estudantes de graduação e orientadores de vários institutos de ensino e pesquisa do Estado.

Na ocasião, Rafael abordou o Zika Virus – Investigando as características virais – e fez um panorama sobre a doença, as razões do aumento de casos nas últimas décadas, o padrão e análise clínica, o combate, os surtos, o surgimento dos sintomas e a relação com a microcefalia e a Síndrome Guillain Barre, além de outras manifestações. “Os surtos de dengue, por exemplo, mosquito que pertence à mesma família do Zika, acontecem de cada três a cinco anos. Os motivos são vários, dentre eles, a conscientização da população para a diminuição do aumento de casos. O Nordeste é acometido por surtos de Zika com grandes taxas de ataques ainda não estimadas”, afirmou.

Na sequência, foram anunciados os trabalhos vencedores do Prêmio Ricardo Ferreira ao Talento Jovem Cientista nas seis áreas dos conhecimentos. Na área de Ciências Agrárias foram premiados os bolsistas Allyne Elins Moreira da Silva (orientador Rinaldo Aparecido Mota – UFRPE/Recife) e Roberta de Andrade Rodolfo (orientador Carlos Bôa-Viagem Rabello – UFRPE/Recife); em Ciências Biológicas, Dominick Spindola Correia (orientadora Ana Christina Brasileiro Vidal – UFPE/RECIFE) e Paula Roberta de Araújo França (orientador Eduardo Isidoro Carneiro Beltrão – UFPE/Recife).

Em Ciências da Saúde, Maria Clara de Sousa Arruda Baros (orientadora Nereide Stela Santos Magalhães – UFPE/RECIFE) e Juliana Kishishita (orientador Davi Pereira de Santana – UFPE/RECIFE); em Ciências Exatas, Matheus Pessoa Santos Hardman de Araújo (orientador Gustavo de Miranda Seabra – UFPE/Recife) e Victória Laysna dos Anjos Santos (orientadora Cleonia Roberta Melo Araújo – UNIVASF); em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Débora Freitas de Souza (orientadora Virgína Colares Soares Figueirêdo Alves – UNICAP ) e Felipe de Lucena Gonzalez (orientadora Norma Lacerda Gonçalves – UFPE/Recife);em Engenharias, Anderson Viana do Nascimento (orientador Gustavo Bono  – UFPE/Caruaru) e Gabriella Fernandes Alencar (orientador Juliano Bandeira Lima – UFPE/Recife).

2016_06_17_15_58_25_ProShot

Premiação – O intuito do Prêmio Ricardo Ferreira ao Talento Jovem Cientista é incentivar os alunos do PIBIC/FACEPE que se destacaram durante o ano nos aspectos de relevância e qualidade do trabalho de pesquisa desenvolvido. O prêmio é um auxílio financeiro individual para a participação dos bolsistas vencedores em congresso científico nacional na área do trabalho premiado. O auxílio financeiro será concedido na modalidade ACP em caráter excepcional para os bolsistas vencedores conforme o regulamento.