O Seminário sobre autoavaliação da pós-graduação na CAPES contou com a participação de quase todos os PPGs de PE

Capes - Autoavaliação PPGsO evento ocorrido na manhã do dia 02 de outubro, no auditório do CCEN da UFPE teve participação maciça dos coordenadores dos PPGs das IES de PE. Com o auditório lotado, a profa. Sônia Nair Báo, Diretora de Avaliação da Capes, apresentou sua palestra mostrando a importância da conscientização dos PPGs para o crescimento da pesquisa e capacitação dos profissionais, formação de mestres e doutores.

A avaliação da Capes é acreditada além das fronteiras do país. Mas necessário repensar a metodologia da avaliação para as pós-graduações após críticas recebidas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE considerando o impacto da pós-graduação na sociedade.

Os cursos profissionais devem estar cônscios de seu perfil e responsabilidade de seu papel na formação de seus discentes e necessidade de capacitação diferenciada dos cursos acadêmicos.

Necessário o protagonismo das instituições, no próximo Avaliação das Propostas de Cursos Novos (APCN) os coordenadores tem espaço para apresentar seus diferenciais que será usado na avaliação dos PPGs. Todos devem fazer parte desse processo com corresponsabilidade apresentando propostas de qualidade.

Segundo o prof. Bob Verhine, coordenador do GT sobre autoavaliação da Capes, a proposta de autoavaliação dos PPGs não é recente. A avaliação  externa realizada atualmente é precária pois se foca basicamente nos resultados, os processos também devem ser considerados e valorar a formação humana além das produções intelectuais.

Os Programas de Pós-Graduação devem se basear nos procedimentos internos e utilizar as informações das fichas de autoavaliação ao longo do tempo de forma sistemática. Devem pensar constantemente sobre seus processos e procedimentos para seus aprimoramentos e crescimento contínuo.

O mais importante do processo é o seu início. Ao começar os próprios PPGs sentirão a necessidade de aprimoramento constante. Para as autoavaliações é necessário que se considere também o sucesso dos alunos, o sucesso dos professores e dos técnicos e também o sucesso do programa de uma forma global.

Apresentações:

WhatsApp Image 2019-10-02 at 12.12.27 (2)WhatsApp Image 2019-10-02 at 12.12.27 (1)