NOVA CÂMARA

MEMBROS DA NOVA CÂMARA DA FACEPE SE REÚNEM

Buscando o realinhamento institucional, uma das estratégias de fomento anunciadas durante o lançamento do Plano de Ação da Facepe para definir uma nova instituição, a diretoria realizou uma reunião com os membros da nova Câmara, no último dia 16 de outubro, no auditório da Fundação. O diretor presidente da Facepe, Diogo Simões; o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Arnóbio da Gama; a diretora de gestão, Fátima Cabral; e a equipe da Unidade de Fomento, estiveram no encontro para tratar de assuntos como os procedimentos de avaliação, a revisão dos instrumentos de avaliação de bolsas e auxílios, além de esclarecer as dúvidas dos presentes.        
A Câmara de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação da Facepe tem autonomia para analisar os pedidos de auxílios e bolsas, recomendar a aprovação ou o indeferimento desses pedidos, avaliar assuntos referentes ao atendimento à demanda espontânea, inclusive a formação de recursos humanos e o fomento à pesquisa, entre outros.

Vinte e quatro pesquisadores doutores das áreas de Ciências Exatas e da Terra (4), Biológicas (4), Agrárias (4), Saúde (4), Humanas e Sociais (4), e Engenharias (4) compõem a nova Câmara. As candidaturas foram homologadas pelo Conselho Superior da instituição no último dia 21 de setembro. Antes, a equipe funcionava com metade dos componentes – 2 por área. O aumento é justificado pela necessidade de interlocução dos membros e pelo possível crescimento na demanda de solicitação com o novo orçamento da Facepe.

“Com mais recursos, a demanda tente a aumentar e, por isso, há a necessidade de um reforço de pesquisadores na Câmara, com o objetivo de melhor instruir a consolidação das avaliações. Isso também redobra a nossa responsabilidade com o fomento, a fim de tornarmos as novas metas da Facepe mais eficazes em sua aplicabilidade”, enfatiza Diogo Simões.    
Veja aqui quem são os membros da nova Câmara da Facepe!