Fomento à Inovação: o BNDES apoiará projetos de Internet das Coisas

internet das coisasO Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e BNDES lançaram o “BNDES Pilotos de IoT”, uma chamada pública para recursos não reembolsáveis, com o objetivo de selecionar projetos-piloto de testes de soluções tecnológicas de Internet das Coisas (IoT), em três ambientes mercadológicos: Cidades, Rural e Saúde.

As propostas devem ser submetidas ao BNDES até o dia 31 de agosto.

Veja abaixo um resumo das condições ou consulte a página do programa.

QUEM PODE SOLICITAR

Instituições tecnológicas e Instituições de apoio públicas ou privadas, sem fins lucrativos, em projetos conjutos com empresas e startups.

ÁREAS

• Cidades: devem ter foco em redução de desperdícios, iluminação pública, aumento da capacidade de vigilância e monitoramento e aumento da atratividade de transportes públicos.
• Rural: o foco deve ser no uso eficiente de maquinário e dos recursos naturais, segurança sanitária e bem-estar do animal.
• Saúde: o foco é em monitoramento de pacientes; ativos e insumos; e diagnóstico descentralizado.

ITENS APOIADOS

Aquisição de equipamentos, aquisição de software, aquisição de material de consumo e permanente, despesas com equipe, despesas com treinamento e capacitação, despesas com viagens, despesas operacionais e administrativas, despesas com serviços técnicos especializados e consuloria externa relacionada ao projeto.

CONDIÇÕES

Participação do BNDES: os recursos não reembolsáveis poderão chegar a 50% dos itens financiáveis. O valor mínimo do apoio do Banco a cada plano de projetos-piloto será de R$ 1 milhão.

Cada instituição poderá apresentar até três pilotos dentro de um mesmo plano voltado a cada um dos ambientes. O valor global deve ser de pelo menos R$ 2 milhões em itens financiáveis, com prazo de execução de até 24 meses.