Facepe lança edital com 130 bolsas de pesquisa para discentes do Estado

O fomento à produção científica ganhou mais um capítulo na manhã desta quinta-feira, dia 11, no Recife. A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), que é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), lançou o edital do Programa de Concessão de Bolsas de Pós-Graduação (PBPG) para discentes de todo o Estado, além de ter dado o pontapé inicial em uma iniciativa inédita, focada no interior, batizada de Ciência nas Prefeituras do Interior. Nesta edição, a Facepe financiará 130 bolsas de pesquisa, em um investimento de R$ 1,2 milhão.

facepe - 002
O Ciência nas Prefeituras do Interior tem o intuito de possibilitar aos municípios a resolução de problemas locais, tornando-os objeto de dissertações desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação e permitindo que pesquisadores (mestrandos e seus orientadores) desenvolvam estratégias junto com Poder Executivo Municipal para resolver desafios da administração pública. O edital foi elaborado em parceria com a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), sendo específico para apoiar as Prefeituras.
“É a interiorização da produção científica. Mais uma ação que conta com a determinação do governador Paulo Câmara em ter um olhar do Cais ao Sertão, e que, através da Facepe, promove o desenvolvimento econômico e social em todo o Estado”, disse o secretário de CT&I, Lucas Ramos. “Ciência a serviço da melhoria da qualidade de vida dos pernambucanos, contribuindo para o aprimoramento do abastecimento de água, da gestão de resíduos, da logística, da acessibilidade, da urbanização, dentre outras áreas de responsabilidade das Prefeituras”, completou o secretário.
“O edital permite que as prefeituras dos municípios tenham acesso ao conhecimento. Conhecimento esse, que é gerado nas universidades e que pode estudar assuntos de grande importância para os municípios”, disse o presidente da Facepe, Fernando Jucá. “Esse edital permite que a prefeitura de uma determinada cidade tenha acesso ao conhecimento das universidades para atuarem juntos na resolução dos problemas vividos pela sociedade”, finalizou Jucá.
Ao todo, são 80 bolsas de mestrado (duração máxima de 24 meses) e outras 50 bolsas de doutorado (duração máxima de 48 meses).

As submissões vão até as 17h do dia 24 de junho de 2021.