#AquiTemFacepe – Plataformas Educacionais

unnamedAs necessidades e os anseios dos alunos por novidades no ensino tem sido uma premissa para inovar nas práticas pedagógicas. Metodologias obsoletas não despertam mais a atenção dessa geração que já nasce conectada. É preciso ficar atento às constantes mudanças e meios de acesso ao conhecimento. Com interatividade e convergência de mídias, a inovação acontece e surgem novas tecnologias para o aprendizado.

Em Pernambuco, a Facepe tem apoiado diversas iniciativas na área de educação. A Escribo, por exemplo, é uma das empresas que foi beneficiada pelo edital de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Microempresas e Empresas de Pequeno Porte na Modalidade Subvenção Econômica (Pappe Subvenção) da Fundação e recebeu um montante de R$ 400 mil, não reembolsáveis, para o desenvolvimento de plataformas educacionais utilizadas, hoje, por mais de 100 mil estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

A parceria rendeu o projeto intitulado de Frei.re de educação interativa, utilizado pelas escolas da educação infantil (2 a 5 anos). As professoras e as crianças utilizam jogos digitais que fortalecem a alfabetização e o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem das áreas de matemática, natureza e sociedade.

O impacto dos jogos da Escribo no processo de desenvolvimento da leitura e escrita das crianças está sendo avaliado através do maior estudo experimental já feito na educação infantil do Brasil. A pesquisa conta com 783 estudantes de 62 salas de aula de 17 instituições de ensino localizadas em 5 cidades da região metropolitana do Recife. A iniciativa está sendo desenvolvida por pesquisadores da universidade Johns Hopkins, referência internacional na área de educação e tecnologia.

Esse e outros projetos, apoiados pela Facepe, poderão ser conferidos de perto nesta terça-feira (14/11), na I Mostra Facepe de Inovação, realizada no hall de exposições do Parqtel, no Curado.​