FACEPE presente no lançamento do Anuário “8 de Março – Ano 13″, da Secretaria da Mulher

SecMulher evento

A FACEPE, representada pela gestora de programas em CT&I, Ana Cássia Cabral de Lima, prestigiou o evento “Anuário 8 de Março – Ano 13″ que aconteceu ontem (21/03/2019) no Centro de Convenções, organizado pela Secretaria da Mulher.

Estiveram presentes diversos políticos, dentre eles o governador e a vice, secretários, deputados e prefeitas de municípios do interior do estado e demais representantes de movimentos e atividades relacionadas à políticas públicas para mulheres. Na ocasião, a Secretária da Mulher, Silvia Cordeiro. entregou ao governador Paulo Câmara o Anuário da Secretaria da Mulher com as atividades realizadas em 2018.

Foram assinados termos de cooperação técnica entre governo e secretarias para a realização de políticas públicas em favor das mulheres. O Governador também assinou decretos referentes a direitos das mulheres, à conferência estadual e ao ajuste da lei nº 11.340 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha) no qual retira a posse de arma para agressores de mulheres;

No pronunciamento da Secretária Silvia Cordeiro houve um breve resumo das atividades realizadas em 2018 e as que ainda estão a serem desenvolvidas em 2019, dentre elas:

  • implantação, em 80 municípios pernambucanos, de conselhos municipais de políticas para mulheres;
  • elaboração de estatuto de políticas para mulheres;
  • 5ª Conferência Estadual de política para mulheres a realizar-se em setembro/2019 e espera-se que os municípios também se organizem para participar e que o evento torne-se a nível nacional;
  • Marcha das Margaridas – evento com a presença de mulheres rurais que pretende repercutir até chegar em Brasília;
  • Seminário Internacional de Mulheres das Repúblicas Americanas que pretende fazer um comparativo da realidade no Brasil e nas Américas;
  • Prêmio em fotografia;
  • Em maio a entrega do Prêmio Naíde Teodósio – Ano XI (2018) e lançamento do Edital PNT – Ano XII (2019);
  • Programa Pernambuco Terra Mulher – com ênfase para mulheres rurais.
  • Houve também uma homenagem a Joana Batista – que há 110 anos compôs o hino Vassourinhas. Sua neta foi convidada a receber uma medalha de honra.

Além disso, também houve participação de artistas, grupos de dança e cantores pernambucanos em comemoração ao dia internacional das mulheres.