FACEPE e UFRPE juntas em esforço para a certificação no CsF – Ciência sem Fronteiras em Pernambuco
Como resultado da aprovação de sua proposta ao Edital FACEPE 01/2012, de apoio à formação em línguas estrangeiras para certificação de candidatos ao programa Ciência sem Fronteiras (CsF) no Estado de Pernambuco, a Assessoria de Cooperação Internacional (ACI) da UFRPE, articulada junto aos docentes de Letras das suas três Unidades Acadêmicas e tendo como coordenador o Prof. Julio César Fernandes Vila Nova do DLCH, objetiva implantar e avaliar diferentes estratégias de ensino de inglês para os candidatos ao Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) do Estado de Pernambuco. As estratégias a serem avaliadas são:
- Oferta de turmas de inglês nos níveis básico, intermediário e avançado, por alunos certificados, oriundos do curso de Letras – habilitação Inglês da UFRPE ou de outras instituições do Estado;
- Curso intensivo de TOEFL para candidatos do CsF ministrado por English Teaching Assistants (ETA´s) provenientes de países de língua inglesa;
- Plataformas on-line como ferramenta de ensino de idiomas. Essas três estratégias de ensino serão executadas em conjunto com o coordenador da presente proposta e o Centro de Idiomas da UFRPE (CID-UFRPE), sendo desenvolvidas atividades em três Unidades Acadêmicas da UFRPE: Recife, Garanhuns e Serra Talhada.
Os candidatos às três modalidades podem ser estudantes de instituições públicas de ensino superior de Pernambuco e que sejam potenciais candidatos ao Programa CsF, conforme critérios de seleção. O projeto visa alcançar as seguintes metas:
- Capacitar 270 estudantes na modalidade de ensino presencial nos níveis básico, intermediário e avançado;
- Capacitar 180 estudantes em cursos intensivo de TOEFL ministrado por ETA´s;
- Avaliar a eficácia do ensino de inglês por meio de plataforma on-line para um público de 120 estudantes.
Além dessas metas, a implantação e consolidação do Centro de Idiomas da UFRPE, com atividades em Recife, Garanhuns e Serra Talhada trará grande benefícios à comunidade acadêmica e ao CsF. A implantação de três laboratórios de idioma, um em cada Unidade de Ensino, também será fundamental para o desenvolvimento desses centros. Esses laboratórios, após serem implantados, poderão ser futuros Centros Aplicadores de Testes de Proficiência. Por fim, a capacitação e certificação de estudantes de cursos de Licenciaturas em Letras como agentes multiplicadores do conhecimento em língua estrangeira, será outro importante resultado.