Universidades e instituto federal mostram resultados do BIA

Representantes de seis instituições de ensino superior do estado apresentaram dados e avaliações de projetos desenvolvidos com recursos do programa de Bolsas de Iniciação Acadêmica (BIA). A oficina, feita de maneira remota  e transmitida pelo Youtube da Facepe, foi organizada pela Diretoria Científica reunindo gestores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

Oficina BIA 6O BIA visa incentivar a adaptação à vida acadêmica e inserção em atividades de pesquisa e extensão de alunos egressos da rede pública de ensino, buscando evitar que, por carência de recursos financeiros, estes alunos abandonem os cursos ainda no primeiro ano de estudo. De acordo com as apresentações feitas hoje, maior parte dos bolsistas do programa permanece engajada em alguma atividade universitária mesmo após o fim do projeto ao qual a bolsa era vinculada.

Eles também falaram sobre os critérios de seleção adotados que abrangem análise de projetos e aspectos socioeconômicos dos alunos, além de explicar o acompanhamento e avaliação de orientadores e dos bolsistas. Somente no IFPE, desde 2010, o BIA beneficiou 350 estudantes. Ainda segundos os representantes das instituições, a função social do programa foi ressaltada em tempos de pandemia.

Oficina BIA 4Os projetos desenvolvidos a partir do programa BIA são diversos, alcançando várias áreas do conhecimento. Na Univasf, as ações são dirigidas à convivência com o semiárido, o que envolve atividades em saúde, energia, políticas sociais, água e ambiente, alimentos e patrimônio artístico cultural.

“É um programa que tem o carinho de todos nós porque descobre valores vindos do ensino médio e os faz fixar na universidade. É um programa de entrada que, a partir disso daí, a gente pode ter candidatos a outros programas de Iniciação Científica, mestrados e doutorados. Então é muito importante que os alunos tenham participação efetiva no dia a dia das instituições, seja na pesquisa, extensão e ensino”, avaliou o diretor científico da Facepe, Paulo Cunha.