Seminário apresentou resultados de estudos com máquina RT/PCR

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco promoveu, no último dia 10, um seminário para a apresentação do relatório técnico final que envolveu os esforços da comunidade científica no monitoramento da prevalência e incidência da Covid-19 nas macrorregiões do estado. Os resultados dos estudos contribuem para a formulação de medidas de prevenção e controle da doença, além de ajudar a nortear políticas públicas de combate a outras possíveis epidemias e surtos de infecções respiratórias.

O projeto, fruto de articulação com a Secretaria Estadual de Saúde e Fiocruz-PE, viabilizou a compra de um equipamento com alta capacidade de processamento de testes RT/PCR. O Laboratório Central do Estado (Lacen) também foi parceiro da iniciativa, incorporando a tecnologia que permitiu ampliar a testagem por meio de máquinas throughput. “Entre os seus principais resultados está o de deixar para a comunidade científica um banco de dados para que os pesquisadores interessados possam usar em estudos futuros”, disse a diretora de Inovação e Internacionalização da Facepe, Profª. Drª Aronita Rosenblatt, ao avaliar o projeto. O projeto foi coordenado pelo Dr. Mozart Júlio Tabosa Sales (Imip) e pelo Dr. Paulo Sávio Angeiras Góis (UFPE). O banco de dados do estudo pode ser conferido aqui

Equipamentos & Insumos – Para a realização da pesquisa, foram importadas máquinas que realizam o exame RT-PCR de modo automatizado. “O Sistema Oktopure™ foi usado para a extração do ácido nucleico; e o Sistema Intelliqube para as demais fases de dispensação de líquidos, amplificação, detecção e análise de dados. Ambos os sistemas são da Biosearch Technologies”, diz um trecho do projeto.

Também foi necessário adquirir todo o conjunto de reagentes e insumos consumíveis, inicialmente para 120.000 exames, que irá propiciar a realização de aproximadamente 6.900 exames de RT-PCR/dia. Essa quantidade de exames deu condições para a realização do estudo e de outras pesquisas epidemiológicas de base populacional.

Investimento – No projeto da Secretaria Estadual de Saúde foram investidos R$ 6.027.308,39 repassados à Facepe através de destaque orçamentário e pagos na modalidade de Auxílio para Projeto de Pesquisa (APQ) dentro dos termos do Convênio de Cooperação SES/FACEPE. Essa modalidade tem como finalidade a expansão e consolidação de competências estaduais e ao avanço do conhecimento científico e tecnológico em todas as áreas do conhecimento.