Resultado Prêmio Naíde Teodósio

Recife, 05 de março de 2009

Na semana que antecede o Dia Internacional da Mulher (08 de março), a Secretaria da Mulher de Pernambuco divulga a lista das/os ganhadoras/es da 2ª edição do Prêmio Naíde Teodódio de Estudos de Gênero. As/os estudantes e professoras/es que se inscreveram na seleção pública já podem conferir o resultado da premiação no site da Facepe.

De acordo com a comissão julgadora do Prêmio, foram inscritos 165 trabalhos, sendo 90 redações (estudantes do ensino médio), 12 relatos de experiência (professoras/es do ensino médio), 57 artigos científicos (estudantes de graduação e pós-graduação) e 06 roteiros para vídeo-documentário de curta metragem digital.

Seguindo a tendência da edição passada, os temas mais abordados pelos participantes de todas as categorias foram: violência doméstica e sexista e inserção das mulheres nos espaços de poder.  Já os temas acrescentados à segunda edição do Prêmio – feminização da AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, participação da mulher negra na formação da sociedade pernambucana e a participação da mulher indígena na formação da sociedade pernambucana – receberam poucas inscrições. 

Em relação ao município de origem dos trabalhos, a comissão julgadora do Prêmio constatou a participação de professoras/es e estudantes de 48 cidades do Estado, sendo cerca de 45% da Região Metropolitana do Recife, 21% do Agreste, 20% da Zona da Mata e 13% do Sertão.
No que se refere ao sexo, verificou-se que 62,8% das incrições foram realizadas por mulheres. Contudo, na categoria estudantes do ensino médio, houve um impate percentual em relação ao número de homens e mulheres inscritos. Já as categorias de professoras/es do ensino médio, estudantes de graduação e estudantes de pós-graduação obtiveram mais de 72% de inscrições do sexo feminino.
DAS/OS GANHADORAS/ES

Dos 165 trabalhos inscritos, a comissão julgadora do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero – Ano II considerou vencedores 10 estudantes do ensino médio, 03 estudantes de graduação, 02 estudantes de pós-graduação e 02 professoras/es do ensino médio. Serão concedidas ainda menções honrosas a duas estudantes do ensino médio e a três estudantes de graduação. Devido a pouca qualidade técnica dos roteiros de vídeo-documentário de curta metragem digital, não haverá premiação nesta categoria.
Fonte: Secretaria da Mulher