Lançado Edital Mobilidade para a Itália 2019

bandeira-da-italia-grande-150-x-090

A FACEPE, junto com Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e a Universidade de Bologna, atuando como Secretária Técnica da Rede de Universidades Italianas, lança uma nova chamada para oferecer apoio aos pesquisadores, vinculados a Instituições de Ensino Superior e Pesquisa em Pernambuco, que estejam dispostos a realizar atividade de pesquisa na Itália, em colaboração com pesquisadores locais.

Essa chamada via facilitar e apoiar a colaboração efetiva entre as Partes para a cooperação científica, tecnológica e inovação por meio da mobilidade de bolsistas de Doutorado, Mestrado e Pós-Doutorado, em todas as áreas do conhecimento, para realização de atividades de curta duração (até 10 dias) na Itália. A bolsa do candidato será mantida durante o período da mobilidade.

Os itens financiáveis pela FACEPE incluem até 10 diárias de R$ 600,00 cada (http://www.facepe.br/fomento/valores-vigentes/) e passagem de ida e volta para a Itália em classe econômica, totalizando o valor máximo de R$ 13.000,00 por proposta. A FACEPE não irá financiar bolsas de estudos nesta chamada.

Os candidatos interessados devem submeter o formulário online de inscrição até o dia 21 de outubro de 2019, em ambos sites: no  https://sigconfap.ledes.net/ e no sistema AgilFAP da FACEPE, através dos seguintes passos:

  • Acessar o AgilFAP com seu login e senha (http://agil.facepe.br/);
  • Escolher, na aba Formulários, o item “Bolsas e Auxílios”;
  • Indicar, em Auxílios, a modalidade “APQ – Projeto de Pesquisa”;
  • Selecionar, em Natureza da solicitação, a opção “Edital 17/2019 – Mobilidade para a Itália”.

No formulário online do AgilFAP deve ser incluído o CV Lattes, a plano de trabalho, contendo as atividades a serem desenvolvidas na Itália, a carta de anuência do orientador da instituição em Pernambuco e a carta de anuência do orientador na universidade da Itália.

Não serão aceitas propostas submetidas em apenas uma das plataformas.

As Universidades italianas membros da Rede Italiana de Universidades e elegíveis para esta chamada:

  1. Università IUAV di Venezia
  2. Politecnico di Milano
  3. Politecnico di Torino
  4. Università di Bergamo
  5. Università di Bologna
  6. Università di Genova
  7. Università di Modena e Reggio Emila
  8. Università di Palermo
  9. Università di Pisa
  10. Sistema scientifico del Friuli Venezia Giulia
  11. Università di Pavia
  12. Università di Roma – La Sapienza
  13. Università di Roma Tor Vergata
  14. Università di Roma Tre
  15. Università di Torino
  16. Università di Trieste
  17. Università Politecnica delle Marche
  18. Università di Padova
  19. Università di Siena

Os critérios de avaliação a serem usados estão descritos na chamada abaixo e o resultado final será anunciado na página da FACEPE (www.facepe.br) até 16 de dezembro de 2019.

Ao término da vigência do projeto, o coordenador do projeto deverá encaminhar em formulário online específico do sistema AgilFAP, no prazo de até 60 (sessenta) dias, a prestação de contas financeira, com apresentação de todos os comprovantes de despesas, em conformidade com as normas de Prestação de Contas disponíveis na página eletrônica: http://agil.facepe.br/documentos.php; e o relatório técnico final, com detalhamento de todas as atividades desenvolvidas durante a execução do projeto, os resultados obtidos e o registro de todas as ocorrências que afetaram o seu desenvolvimento.

Maiores informações sobre a chamada podem ser obtidas através do site: http://confap.org.br/pt/editais/31/mobility-confap-italy-mci-2019

Dúvidas sobre os critérios da FACEPE para essa chamada, entrar em contato com a gestora do programa, Neildes Vieira Paiva, através do e-mail: neildes.paiva@facepe.br.