INCT apoiado pela FACEPE desenvolve modelos de decisão na mitigação de impactos causados pelas mudanças climáticas e redução de riscos de desastres devido a enchentes em espaços urbanos

INSID Inundações

Desastres naturais têm sido observados com mais frequência nos últimos anos, impactando diretamente a sociedade, provocando perdas de vidas e danos à população. Muitos destes desastres são provocados por eventos extremos, impulsionados pelas mudanças do clima. Dentre os desastres, a inundação em áreas urbanas tem preocupado bastante os gestores públicos, dado que produzem impactos elevados, situação muitas vezes agravada pela vulnerabilidade do local. Diante deste cenário preocupante, é muito importante que a análise dos desastres seja feita de forma estruturada, para um adequado gerenciamento de riscos.

É neste sentido que modelos de decisão multicritério têm sido desenvolvidos pelo INCT-INSID (Instituto Nacional de Sistemas de Informação e Decisão - http://insid.org.br/), rede de cooperação científica interinstitucional de caráter nacional e internacional, apoiada pela FACEPE, para avaliação de riscos de
inundações em áreas urbanas. Estes modelos consideram aspectos como os efeitos das mudanças climáticas, fatores ambientais, financeiros, humanos, de mobilidade e sociais.

Alguns dos resultados são a defesa de tese de doutorado e publicação de artigos científicos em periódicos e congressos científicos relevantes para a área de gerenciamento de riscos de inundações (confira aqui). Além de edições da INSID Magazine, a qual visa atender a uma das missões do INCT-INSID que é Transferência de Conhecimento para Sociedade.

Acesse a edição sobre avaliação de riscos de inundações.