Fórum do Confap estabelece novas metas

Foto: Jonathan Heckler/site Confap

Foto: Jonathan Heckler/site Confap

O Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) foi realizado nos últimos dias 5 e 6 dezembro, em Porto Alegre, e contou com a participação da presidência da Facepe. Ao final do evento,  organização divulgou um breve relato com as próximas ações a serem executadas pelo Confap.

Entre elas a elaboração de propostas a serem feitas para a Capes sobre as diretrizes e critérios da distribuição de 1.800 bolsas concedidas pelo órgão federal e com custeio das FAPs. Também ficou acertado que haverá uma reunião no próximo dia 16 de dezembro para alinhar a parceria da Capes com as fundações da região amazônica.

Outro acerto diz respeito a ações de comunicação. De acordo com proposta feita pelo professor Felipe Nunes, da Universidade Federal de Minas Gerais, a ideia é de intensificar os feitos das FAPs com empresas parceiras que impactam no desenvolvimento social ao longo do ano de 2020 e fazer um evento comemorativo ao final em São Paulo com mídia.

O presidente da Fapesp, Evaldo Vilela, destacou a importância  da aproximação da comunidade científica com a  sociedade e com o meio político. “Nós saímos da comodidade de acusar a classe política e nos juntamos a eles para explicar porque nosso trabalho é importante. Eles são representantes legítimos do povo. Se eles não nos conhecem, é um quadro que nós é precisamos reverter”, avaliou o presidente em trecho destacado em reportagem do Jornal da Ciência, publicação da SBPC. Vilela ainda apresentou um breve estudo sobre os desequilibrios regionais em C&T.