FACEPE participa de Reunião sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

ReduzidaFoi realizada na última quinta-feira (14) na SEPLAG, mais uma reunião organizada pela Comissão Estadual de Desenvolvimento Sustentável, criada a partir do Decreto nº 45.821 de 05/04/18, que conta com a participação de parceiros como SEPLAG, SDSCJ, SEMAS, SEE, SES, DAS, AMUPE, Gestos, Espaço Feminista, CREA-PE, CAU-PE, CENDEHEC, NUSP, CEPAN e que está aberta à participação de quaisquer instituições dispostas a participar e contribuir para a paz mundial.

Estiveram presentes representantes da Comissão, além de outros convidados para discutir as ações que estão ocorrendo a nível nacional e estadual relacionadas a ODS, Natália Farias (SEPLAG), Luciana Távora (SECTI), Ana Cássia Lima (FACEPE), Renata Valéria e Rosimar Musser (UFRPE), Mário Calado (CDH OAB/PE), Priscila Lapa (SEBRAE), Mônica Correia e Ana Nery (AMUPE), Micheline Batista (Gestos), Patrícia (prefeitura de Barbacena/PA via skype), Marion (Secretaria de Desenvolvimento Social de Moreno), entre outros.

Reduzida2A agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, em busca de fortalecer a paz universal. Nela, existem 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas com a finalidade de erradicar a pobreza e promover dignidade para todos.

Para apresentar as estratégias e articulações desenvolvidas no Pará, o representante da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa (FAPESPA), Márcio Pontes, trouxe informações a respeito da criação do observatorio de ODS nacional que está sendo desenvolvido entre a FAPESPA e o MCTIC, além da preparação de relatórios e experiências que acontecem com o apoio da sociedade local. Informou também que o PPA do estado tem alinhado as ações com os ODS.

Várias experiências que estão acontecendo em Pernambuco foram apresentadas pelos representantes da comissão, e o que ficou claro é que o desafio é trabalhar numa política nacional com incorporação estadual, sabendo o que estamos fazendo hoje e com a visão de futuro para que as metas e indicadores que norteiam os 17 objetivos sejam cada vez mais incluídos e praticados no cotidiano das instituições. Em nosso estado, o PPA tem como insumo a Agenda 2030 alinhando a 244 indicadores.