FACEPE participa da chamada internacional sobre biodiversidade e mudanças climáticas do Confap e BiodivERsA

logo - biodivERsA - final version

A FACEPE integra a Chamada Confap-BiodivErsA: 2019-2020 sobre Biodiversidade e Mudanças Climáticas (Call Biodiversity and Climate Change). A Chamada é realizada por meio da parceria entre o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a BiodivERsa – rede de 39 ministérios e organismos internacionais de 24 países europeus e países parceiros, articulados em projeto ERA-NET, financiado dentro do Programa Horizonte 2020, da Comissão Europeia.

A Chamada busca fomentar pesquisas científicas em quatro temas prioritários (não exclusivos): consequências das mudanças climáticas na biodiversidade e efeitos naturais sobre a população; processos de feedback em biodiversidade climática; soluções potenciais baseadas na natureza para mitigação e adaptação a mudanças climáticas; e sinergias e trocas entre políticas voltadas à biodiversidade, clima e outros setores relevantes, e o papel dos agentes das mudanças.

As propostas deverão reunir consórcios formados por parceiros de, no mínimo, três países participantes da chamada (sendo dois países membros da União Europeia e um país associado). Além do Brasil, aderiram à Chamada os seguintes países: Áustria, Bélgica, Bulgária, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Israel, Letônia, Lituânia, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Tunísia e Turquia.

Os pesquisadores interessados devem realizar a submissão da pré-proposta até o dia 05 (cinco) de novembro, às 16 horas (horário de Bruxelas) apenas no site http://www.biodiversa.org/1587; e as submissões das propostas completas até o dia 10 de abril de 2020, às 16 horas (horário de Bruxelas) em ambos os sites http://www.biodiversa.org/1587 e http://agil.facepe.br/ (sistema AgilFAP da FACEPE), esse através dos seguintes passos:
  • Acessar o AgilFAP com seu login e senha (http://agil.facepe.br/);
  • Escolher, na aba Formulários, o item “Bolsas e Auxílios”;
  • Indicar, em Auxílios, a modalidade “APQ – Projeto de Pesquisa”;
  • Selecionar, em Natureza da solicitação, a opção “18/2019 – Biodiversidade”.

São elegíveis para submeter proposta para a FACEPE, vinculado ao consórcio, pesquisadores doutores vinculados a Instituições de Ensino Superior (IES) e Instituições de Ciência, Tecnologias e Inovação (ICTIs) baseados em Pernambuco.

A FACEPE irá financiar 1 (uma) proposta no valor total de até R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) por um período de 3 anos. Os itens financiáveis pela FACEPE incluem diárias (http://www.facepe.br/fomento/valores-vigentes/) e passagens de ida e volta em classe econômica.

Os critérios de elegibilidade e o passo a passo para submissão das propostas podem ser encontrados no site da Chamada (http://www.biodiversa.org/1587 ) e no site do Confap (http://confap.org.br/pt/editais/32/biodiversa-2019-2020-joint-call ). Também está disponível uma plataforma para busca de parceiros no endereço: https://proposals.etag.ee/biodivclim/partner-search .

Dúvidas gerais de participantes brasileiros podem ser enviadas para a assessora internacional do Confap, Elisa Natola, no e-mail elisa.confap@gmail.com.

Dúvidas sobre os critérios da chamada na FACEPE podem ser enviadas para a gestora do programa na FACEPE, Neildes Vieira Paiva, no e-mail neildes.paiva@facepe.br.