FACEPE participa da chamada do Confap e Maeci para pesquisa conjunta entre instituições brasileiras e italianas

MAECIO Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), incluída a FACEPE, e o Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália (Maeci) lançam a chamada pública ConfapMaeci Call 2019, dentro do Programa Executivo de Cooperação  Científica e Tecnológica estabelecido por meio de acordo entre Brasil e Itália.

A Chamada busca apoiar projetos de pesquisa nas áreas de inteligência artificial, ciências básicas (química, física e matemática), doenças transmissíveis, energias renováveis, nutrição e doenças metabólicas, agricultura de precisão, ciências espaciais, produção sustentável e uso
estratégico de minerais.

Podem participar da chamada, do lado italiano, organizações públicas e privadas, no qual o coordenador principal (PI) possua nacionalidade italiana ou da União Europeia, residência legal na Itália, e vínculo permanente ou vínculo temporário que cubra o período do projeto. Do lado brasileiro, o coordenador principal deve estar vinculado a Instituições de Ensino Superior (IES) ou Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs) brasileiras dos Estados cujas FAPs aderiram à Chamada. No caso da FACEPE, o coordenador principal deve estar vinculado a IES ou ICTIs em Pernambuco. A proposta deve ser elaborada em conjunto pelos coordenadores dos dois países e submetida em ambas as plataformas italiana e brasileira. Não serão aceitas propostas submetidas em apenas uma das plataformas.

Em Pernambuco, os candidatos interessados devem submeter o formulário online de inscrição até o dia 24 de janeiro de 2020, na plataforma italiana e no sistema AgilFAP da FACEPE, através dos seguintes passos:

  • Acessar o AgilFAP com seu login e senha (http://agil.facepe.br/);
  • Escolher, na aba Formulários, o item “Bolsas e Auxílios”;
  • Indicar, em Auxílios, a modalidade “APQ – Projeto de Pesquisa”;
  • Selecionar, em Natureza da solicitação, a opção “Edital 25/2019 – CONFAP – Maeci Call 2019”.

Os itens financiáveis pela FACEPE incluem diárias (http://www.facepe.br/fomento/valores-vigentes/) e passagens de ida e volta para a Itália em classe econômica, totalizando o valor máximo de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) por proposta durante o período de 3 (três) anos – 2020 a 2022. A FACEPE não irá financiar bolsas de estudos nesta chamada.

Acesse a Chamada no link: http://confap.org.br/pt/editais/download/122

Dúvidas sobre os critérios da FACEPE para essa chamada, entrar em contato com a gestora do programa Neildes Vieira Paiva, através do e-mail:
neildes.paiva@facepe.br.