Facepe lança novo Sistema de Gestão e Fomento à Pesquisa (AgilFAP2)

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) lançou a nova plataforma Digital de Gestão e Fomento à Pesquisa (AgilFAP2). O sistema foi projetado por especialistas para gerenciar as diversas etapas de tramitação dos processos submetidos à instituição. “Antes o AgilFAP era meramente acadêmico. Queremos que seja algo muito mais aberto porque essa é a visão da sociedade do fomento à pesquisa”, disse o presidente da Facepe, Fernando Jucá, durante o lançamento.

Lançamento AgilFap2O evento, realizado por meio remoto, contou com a participação de pró-reitores, coordenadores e pesquisadores de universidades e centros de pesquisa “que colaboram com as discussões”, disse o diretor científico da Facepe, Paulo Cunha.

O gestor relembrou a origem do AgilFAP, que começou a ser implantado no ano 2000 e que na época chegou a ser adotado por 15 agências estaduais (FAPs) como a de São Paulo, Minas Gerais, Ceará e Mato Grosso. “Foi bastante inovador”, destacou.

Lançamento AgilFap22Ainda de acordo com Paulo Cunha, o processo de reformulação deu seus primeiros passos em 2016 com uma comissão que contou com a colaboração do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE). “Fizemos uma identificação tanto da rede física quanto do sistema sobre modernização e harmonização”.

O AgilFAP2 é fruto também de pesquisa e de avaliação do que é mais eficiente no país, o que permitiu o uso de novas tecnologias a exemplo da programação mais moderna de linguagem. Um dos diferenciais da nova plataforma é tornar o acompanhamento, gerenciamento e prestação de conta dos processos mais acessível, inclusive no aspecto financeiro. “Temos interface com os órgãos de controle do estado e sistema bancário. Tudo isso está integrado”, disse Paulo Cunha.

Na sequência da apresentação, o coordenador de Tecnologia e Informação da Facepe, João Henrique Bione, fez um tour virtual mostrando aos participantes as novas funcionalidades. A íntegra da apresentação pode ser vista aqui.

As mudanças também giram em torno de um design intuitivo, segurança, guia de padrões, atualização e criação de funcionalidades. As principais novidades estão na Gestão Eletrônica do Documento (armazenamento, classificação, compartilhamento e acesso às informações), na Business Inteligence, que pretende dar mais transparência às informações da instituição, permitindo a criação de gráficos, relatórios e dashboards das informações existentes no AfilFAP. Isso também inclui os perfis de pesquisador e administrador.