Facepe lamenta falecimento do professor José Luiz Mota Menezes

IMG_1552Com informações do Portal G1 Pernambuco

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco lamenta profundamente o falecimento do professor José Luiz Mota Menezes. Ele foi coordenador de três Auxílios para Projetos de Pesquisa (APQs) fomentados pela Facepe, sendo todos dos editais de Multiusuários nos anos de 2008, 2010 e 2014 em ações do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), do qual foi presidente duas vezes. O Estado decretou luto oficial.

O IAHGP expressou pesar definindo a obra de Mota Menezes como “Sempre na fronteira entre a História e o Urbanismo, escreveu inúmeras obras de referência para entender o Recife e Pernambuco. Deixamos aqui os sinceros pêsames aos familiares e amigos”. Foram mais de 40 livros dedicados a entender a evolução urbana da capital pernambucana e do estado.

Professor da Universidade Federal de Pernambuco, ele também foi Membro da Academia Pernambucana de Letras e responsável pela Comissão Especial de Política Urbana do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco. Em 2017, recebeu a Ordem do Mérito Capibaribe da Cidade do Recife – Grã Cruz, mais alta comenda ofertada pela prefeitura, pelos relevantes serviços prestados ao município e ao estado.

Alagoano de nascimento, ele se mudou para o Recife aos nove anos, em 1945. Trabalhou no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Assinou diversos projetos de restauração de prédios públicos e Igrejas como Catedral da Sé, Igreja de Nossa Senhora da Graça, antigo Palácio do Bispo, em Olinda; e da Casa da Cultura e Palácio da Justiça, no Recife.

A Facepe se solidariza com amigos e familiares neste momento de perda.

Foto: Reprodução Instagram IAHGP