Facepe analisa proposta de plataforma de transformação digital

A diretoria executiva da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco esteve reunida, na manhã desta sexta-feira (18), com representantes da empresa TDS Company. Eles discutiram a possibilidade de a Facepe adotar uma plataforma digital que contribua no processo de tomada de decisão. A iniciativa foi apresentada aos gestores por Silvio Meira e André Neves durante encontro remoto.

WhatsApp Image 2020-12-18 at 12.45.37De acordo com Meira, a plataforma chamada Strateegia tem sido usada por várias empresas privadas e instituições públicas internacionais, a exemplo da Ambev e da Agência Espacial Europeia. “É importante dizer aqui que não há nenhum interesse comercial embutido nesse negócio, mas temos uma agenda para contribuir com o desenvolvimento econômico da região, em especial o desenvolvimento científico de Pernambuco. A Facepe seria um grande laboratório para para avançar o que a gente faz na Ciência e Tecnologia”, afirmou Meira.

Ainda de acordo com a TDS, a plataforma poderia ajudar, além da gestão da Facepe, pesquisadores a tomarem decisão estratégica de forma incremental e interativa. “O mundo caminha para o digital aonde a gente percebe que o físico não vai sumir  de maneira alguma, vai ser ampliado. A gente trabalha com a perspectiva de um mundo híbrido. Serão negócios que irão olhar sempre para o mundo físico, digital e social. Isso implica em mudança na pesquisa porque ela passa a ser oblíqua, vai ter gente do mundo inteiro trabalhando na mesma pesquisa”, explicou Neves.

Os detalhes da plataforma foram apresentados para diretores e alguns analistas. O presidente da Facepe, Fernando Jucá, demonstrou entusiasmo com a proposta mas ponderou que o processo necessita ser amadurecido e que pode passar pelo Conselho Superior. “É importante abrir a discussão e trabalhar a dimensão de como é que a gente implementa isso e qual será a estratégia de uso e de abrangência”, destacou Jucá ao sugerir uma próxima reunião para a segunda quinzena de janeiro.