Equipe da Micoteca URM e do PPG em Biologia de Fungos da UFPE publica artigos com resultados de projetos apoiados da FACEPE

 

Ex bolsistas FACEPE (Da esquerda para a direita_Gianne Rizutto, Renan Barbosa, Karla Freire, Diogo Galiza)

Ex bolsistas FACEPE (Da esquerda para a direita: Gianne Rizutto, Renan Barbosa, Karla Freire, Diogo Galiza)

O grupo de pesquisa liderado pela Profa. Dra. Cristina Souza-Motta, do Departamento de Micologia, Centro de Biociências da UFPE, publicou dois artigos científicos nos últimos dias 3 e 26/08/2020:

  1. “Brazilian tropical dry forest (Caatinga) in the spotlight: an overview of species of Aspergillus, Penicillium and Talaromyces (Eurotiales) and the description of P. vascosobrinhous sp. nov.” foi publicado na Revista Científica Acta Botanica Brasilica. Quantas espécies de Aspergillus, Penicillium e Talaramyces são conhecidas para Caatinga? foi a pergunta que norteou o pesquisador Dr. Renan Barbosa (Departamento de Micologia, UFPE – ex-bolsista FACEPE BFP-0005-2.12/19 supervisionado pela Profa. Dra. Neiva Tinti) a inventariar as espécies desses gêneros para o bioma e a descrever uma nova espécie de Penicillium, P. vascosobrinhous, em homenagem ao grande ambientalista e ecólogo pernambucano Prof. João Vasconcelos Sobrinho. No artigo científico, a nova espécie foi isolada como fungo endofíticos de Melocactus zehntneri, espécie popularmente conhecida por coroa de frade, durante o doutorado de Jadson Bezerra, ex-bolsista FACEPE (BCT-0009-2.12/17) e atual professor da Universidade Federal de Goiás. Foram catalogadas 130 espécies (60 Aspergillus, 57 Penicillium e 13 Talaromyces) de vários substratos e hospedeiros da Caatinga. Segundo Dr. Renan Barbosa, esses gêneros de fungos – além de apresentarem grande importância na ciclagem de nutrientes – apresentam um valioso potencial biotecnológico. Atualmente há uma grande necessidade de organizar, de forma sistemática, dados sobre a ocorrência e distribuição de fungos em listas de espécies com os registros de suas ocorrências. Estratégias como essas são importantes para as políticas públicas de conservação da diversidade.
  2. E o “First report of Penicillium brasilianum Bat., P. cluniae Quintan., and P. echinulonalgiovense S. Abe ex Houbraken & R.N. Barbosa (Eurotiales, Aspergillaceae) as endophytes from a bromeliad in the Caatinga dry forest in Brazil”, foi publicado na revista Check List. Os fungos endofíticos da bromélia Tillandsia catimbauensis foram isolados durante o doutorado de Karla Freire, ex-bolsista FACEPE (IBPG-0687-2.12/14). As amostras de folhas da bromélia foram coletadas no Parque Nacional Vale do Catimbau (Pernambuco), local de ocorrência natural de T. catimbauensis. Após estudo com abordagem polifásica, envolvendo análise morfológica e sequências de DNA, os autores identificaram os isolados como espécies do gênero Penicillium, mundialmente conhecido pelo seu potencial para aplicação biotecnológica, e que no estudo foram relatadas pela primeira vez como fungo endofítico.

Segundo o Prof. Jadson Bezera e o Dr. Renan Barbosa que também participaram do estudo, as pesquisas realizadas na Caatinga apontam que o registro é de suma importância para melhor o entendimento sobre a distribuição de espécies dos gêneros Penicillium, Aspergillus e Talaromyces. Além disso, estudos com esse objetivo contribuem para o conhecimento sobre a distribuição geográfica de espécies de fungos no Brasil.

A professora Dra. Cristina Souza-Motta é coordenadora de projetos apoiados pela FACEPE (incluindo o atual Multiusuários APQ-0350-2.12/19), que ao longo dos últimos anos permitiu estudos de prospecção micológica em áreas de Caatinga no estado de Pernambuco. Esses resultados reforçam a necessidade de mais pesquisas na Caatinga, e destacam a importância de preservar o material estudado em coleções biológicas de reconhecimento internacional, tais como a Micoteca URM (www.ufpe.br/micoteca) e o Herbário URM da UFPE.

Micoteca URM

Os artigos podem ser acessados gratuitamente pelos links:

1) https://dx.doi.org/10.1590/0102-33062019abb0411

Barbosa RN, Bezerra JDP, Santos ACS, Melo RFR, Houbraken J, Oliveira NT, Souza-Motta CM. Brazilian tropical dry forest (Caatinga) in the spotlight: an overview of species of Aspergillus, Penicillium and Talaromyces (Eurotiales) and the description of P. vascosobrinhous sp. nov.. Acta Botanica Brasilica, 34(2), 409-429. 2020.

2) https://doi.org/10.15560/16.4.1055

Freire KTLS, Araújo-Magalhães GR, Nascimento SS, Paiva LM, Barbosa RN, Bezerra JDP, Souza-Motta CM. First report of Penicillium brasilianum Bat., P. cluniae Quintan., and P. echinulonalgiovense S. Abe ex Houbraken & R.N. Barbosa (Eurotiales, Aspergillaceae) as endophytes from a bromeliad in the Caatinga dry forest in Brazil. Check List 16 (4): 1055–1061. 2020.

Mapa Parna e Bromelia

Mapa Parna e Bromelia

Penicillium vascosobrinhous sp

Penicillium vascosobrinhous sp