Dra. Celina Turchi, CPqAM/Fiocruz-PE, alguém que fez a diferença em 2016 segundo a revista britânica Nature

Dra Celina Turchi

A revista britânica Nature, que aborda pesquisas e inovações científicas de todas as áreas, elencou dez pessoas que fizeram a diferença nas ciências em todo o mundo em 2016. Entre os escolhidos, está a pesquisadora Celina Turchi Martelli, coordenadora do Grupo de Pesquisa da Epidemia da Microcefalia (MERG). O grupo é formado por profissionais de diversas instituições que estão em busca de respostas para os casos de microcefalia registrados no Brasil e a sua relação com o zika vírus.

Turchi integra uma rede de epidemiologistas, pediatras, neurologistas e biólogos brasileiros e do exterior que trouxe resultados extraordinários. Lembrando que, quando Turchi e seus colegas começaram suas pesquisas, o conhecimento sobre o zika era extremamente limitado, a revista afirma que a médica ajudou a produzir uma quantidade suficiente de evidências para demonstrar o vínculo entre o vírus e malformações fetais.

Varios dos projetos do grupo MERG foram aprovados em chamada emergencial da FACEPE Edital FACEPE 04/2016 – Estudos e Pesquisas para Políticas Públicas Estaduais / Apoio Emergencial Para Estudo do Vírus Zika.

Mais informações sobre o grupo MERG e seus trabalhos, acesse aqui.

As 10 (dez) personalidades selecionadas pela Revista Nature podem ser conhecidas no link: http://www.nature.com/news/nature-s-10-1.21157