Desafios e Perspectivas foi o tema da reunião de balanço 2018 da FACEPE

WhatsApp Image 2019-02-05 at 10.58.35Em reunião realizada na manhã do dia 05 de fevereiro no Salão Nobre da fundação com todos os servidores, o diretor presidente da FACEPE, Abraham Sicsu, apresentou as realizações de 2018 assim como os desafios e perspectivas para esse ano.

Relembrou sobre o planejamento estratégico que foi estabelecido para 2017/2020 e seus principais pontos, em especial os valores institucionais em seu papel de responsabilidade social, seu público prioritário e os objetivos estratégicos que foram traçados.

Imagem1

 

Imagem2

As principais prioridades da FACEPE nos últimos anos foram:

  • Programas de Pós-Graduação (mestrado e doutorado);
  • Atração e Fixação de Pesquisadores (Pós-Doutorado);
  • Cooperação internacional;
  • Apoio à Inovação nas Empresas; e
  • Interiorização da CT&I.

A Fundação conseguiu manter o seu apoio à pesquisa e os investimentos em CT&I no Estado, mesmo em tempos de crise e redução de investimentos por parte de outras instituições de fomento. Destaque para o crescimento das parcerias e editais de cooperação internacional, assim como o incremento no investimento realizado na área de inovação voltada para empresas. A continuidade dos investimentos na formação de recursos humanos qualificados é essencial para o desenvolvimento do Estado, segundo o Diretor Científico da FACEPE, Paulo Cunha.

A reunião prosseguiu mostrando que, mesmo no difícil 2017, a FACEPE alcançou o maior patamar de recursos da sua história. Em 2018 foi publicado o relatório de indicadores e iniciou-se os trabalhos de melhoria nos sistemas de TIC da instituição.

Evolução no lançamentos de editais:

Imagem3

Acordos importantes estão sendo negociados com os órgãos de fomento federais, dentre os firmados recentemente tem-se o acordo FACEPE – CAPES (2016-2022) e o acordo PDCTR (2019-2029). Vários convênios de cooperação técnica e científica foram fechados nos últimos anos, inclusive com apoio a várias secretárias e órgãos do Estado, além dos acordos com agentes nacionais e internacionais:

Imagem4

Na área de inovação, programas novos estão sendo lançados em parceria com a FINEP, com destaque para o Programa Centelha e o TECNOVA II. A FACEPE já apoiou, ao longo dos 11 anos de implantação da área de subvenção, 44 projetos no PAPPE-Subvenção, 73 no PAPPE-Integração e 26 no TECNOVA. Na Manufatura Avançada foram lançados 2 editais e está em andamento o edital do FITEC. O Programa Pesquisador Visitante tem ajudado as instituições do Estado a recuperarem seu poder de trabalho na área de pesquisa e desenvolvimento.

Para a interiorização foram definidos critérios nos editais da Fundação buscando contemplar os pesquisadores localizados no interior do Estado:

Imagem5

Na formação de recursos humanos qualificados a FACEPE tem:Imagem6

A queda percebida nas bolsas de DCR no último ano se deve pela falta de um acordo vigente para concessão de novas bolsas.

Os principais desafios que a FACEPE enfrentará será conseguir manter as liberações financeiras por parte do tesouro estadual para apoiar os programas de auxílio à pesquisa, principalmente nos programas relacionados aos grandes grupos de pesquisa, fundamentais para o desenvolvimento do Estado.

A FACEPE está, desde meados de 2018, recuperando o Casarão e Prédio Anexo.

No segundo momento da reunião a comissão dos servidores apresentou sua análise e avaliação dos desafios FACEPE 2019-2022. Alguns assuntos tratados:

  • Capacitação/aperfeiçoamento e qualificação dos servidores;
  • Desburocratização;
  • Implantação de um plano sustentável de compromisso socioambiental alinhado à missão e objetivos da FACEPE (referência ISO 14001);
  • Maior integração com outras FAPs, CAPES e CNPQ;
  • Criação da Associação dos Servidores da FACEPE

Após as apresentações a reunião foi finalizada com o compromisso de continuidade nesse processo através das reuniões específicas de revisão e inclusão de metas e atividades do planejamento 2019.