Bolsista IC da FACEPE, Maria Mylena Oliveira da Cruz, é premiada no XX Encontro de Zoologia do Nordeste

IMG-20190912-WA0109

Maria Mylena Oliveira da Cruz, aluna de licenciatura em Ciências Biológicas da UFRPE, foi uma das premiadas no XX Encontro de Zoologia do Nordeste, ocorrida em Maceió/Alagoas entre os dias 1º e 4 de setembro.

Intitulado “Zooplâncton como bioindicador da qualidade da água do estuário do rio Capibaribe”, o trabalho de Maria Mylena foi considerado o melhor trabalho científico, nível graduação, relacionado aos invertebrados aquáticos do evento e é oriundo de sua bolsa BIC/FACEPE recentemente renovada por mais um ano (2019/2020).

O estudo constata que a forte poluição do rio tem afetado a comunidade planctônica, que é a base das teias alimentares aquáticas. A comunidade de estuários não impactados geralmente é composta por microcrustáceos e larvas de moluscos, camarões e caranguejos. No estuário do rio Capibaribe, foi descoberto que a comunidade está representada por espécies de menor porte (rotiferos e microcopépodes), indicadoras de ambientes degradados. A abundância desses organismos está bem abaixo do constatado em outros estuários, mostrando que a porção final do rio Capibaribe está em nível crítico, comprometendo a sustentabilidade dos ecossistemas associados, como os manguezais e a região costeira adjacente (que recebe influência das águas desse importante rio).

IMG-20180912-WA0016