Artigo apoiado pela FACEPE sobre o reaproveitamento de lodo de estação de tratamento de esgoto (ETE) na construção civil é aceito em periódico internacional

Logopit_1540473667900O artigo aborda a verificação de pozolanicidade de cinzas de lodo de esgoto para fins de utilização na Indústria da Construção Civil

O artigo científico “Characterization and pozzolanic properties of sewage sludge ashes (SSA) by electrical conductivity”, elaborado por membros do Laboratório de Tecnologia dos Aglomerantes (LabTag), pertencente ao Departamento de Engenharia Civil (Deciv) da UFPE, foi aceito para publicação, este mês, no Cement and Concrete Composites, periódico internacional de classificação A1. Esta revista publica artigos que visam o desenvolvimento e avanços na tecnologia de compósitos de cimento e concreto, para um melhor entendimento dos materiais de construção e encorajar o desenvolvimento de materiais de baixo custo e gasto energético.

A aluna de doutorado Priscilla Basto, que foi bolsista de Mestrado (IBPG-0579-3.01/15)) com financiamento da FACEPE, e o Prof. Antônio Acacio de Melo Neto do LabTag do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC - www.ufpe.br/poscivil), estão dentre os 3 autores do artigo, que visa caracterizar e avaliar as propriedades pozolânicas das cinzas de lodo de esgoto calcinadas de 600 °C a 900°C. Além disso, foi desenvolvido um método expedito para verificação da atividade pozolânica utilizando condutividade elétrica, o qual obteve resultados compatíveis com ensaio de resistência à compressão normatizado.

O artigo faz parte do esforço de pesquisa do LabTag, que foca na utilização de materiais cimentícios suplementares na indústria da construção civil, visando a redução das emissões de CO2 e do consumo de energia da produção do Cimento Portland, e a destinação apropriada de resíduos.

Mais informações:

Prof. Antônio Acacio de Melo Neto

(81) 2126-8219

www.ufpe.br/labtag

X09589465