Aconteceu hoje, 30 de novembro, o Seminário Marco Zero do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG-CAPES/FACEPE) do Semiárido em Pernambuco

Logo

Sob a coordenação da FACEPE e participação da CAPES com a presença do Dr. Júlio César Piffero de Siqueira (Coordenador-Geral de Programas Estratégicos), o Seminário “Marco Zero” aconteceu hoje, na plataforma do Google Meet, dando início aos projetos aprovados no Edital nº4/2021 da CAPES – Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) = Apoio ao Desenvolvimento da Região Semiárida Brasileira – seção Pernambuco.

Marco Zero - 2021-11-30

Nesta chamada Pernambuco teve aprovados os quatro projetos apresentados (postulação máxima permitida):

  1. UFPE - BIOTECnologia para promoção da sustentabilidade Hídrica, Alimentar, Energética e Ambiental do SEMIÁRIDO nordestino – Biotec Semiárido;
  2. UPE - Biotecnologias para o desenvolvimento do semiárido pernambucano
  3. UFRPE/UFAPE - Inovações Agroindustriais para o Desenvolvimento Econômico e Social do Semiárido Pernambucano (INOVAG SEMIÁRIDO)
  4. UNIVASF - Biotecnologias para o desenvolvimento ambiental, socioeconômico e tecnológico do semiárido pernambucano

Conforme estabelecido no Acordo CAPES/FACEPE para este programa, serão realizados mais dois seminários anuais onde os coordenadores dos projetos deverão apresentar os resultados obtidos.

Nesta primeira fase foram implantadas:

  • 6 (seis) bolsas de mestrado
  • 4 (quatro) bolsas de doutorado
  • 4 (quatro) bolsas de pós-doutorado